EUA restringem uso da vacina da J&J por risco de coágulos sanguíneos

Ela poderá ser aplicada apenas quando os outros imunizantes permitidos no país não estiverem acessíveis
-Publicidade-
Nos EUA, o uso da vacina da J&J está restrito aos adultos
Nos EUA, o uso da vacina da J&J está restrito aos adultos | Foto: Reprodução/Flickr

A Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória sanitária dos Estados Unidos, informou nesta quinta-feira, 5, que está limitando o uso da vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson (J&J) para adultos. A decisão ocorre em virtude do risco de os cidadãos serem acometidos por uma rara síndrome de coagulação de sangue.

O imunizante da J&J, que recebeu autorização dos EUA em fevereiro de 2021 para ser aplicado em adultos, poderá ser administrado apenas quando as outras vacinas aprovadas não estiverem acessíveis. A vacina da J&J é uma das três em uso nos Estados Unidos. As outras duas são da Moderna e da Pfizer.

Efeitos colaterais

-Publicidade-

Os casos de trombose com síndrome de trombocitopenia (TTS), que envolve coágulos sanguíneos acompanhados por um baixo nível de plaquetas, foram relatados anteriormente pelos que tomaram a vacina da J&J.

Em janeiro, a FDA alterou a ficha técnica da vacina da Johnson & Johnson e incluiu o risco de trombocitopenia imune (distúrbio hemorrágico causado pela diminuição das plaquetas). Isso ocorreu meses depois de a agência reguladora de medicamentos da União Europeia adotar medidas semelhantes.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendou, em dezembro do ano passado, que os norte-americanos optassem por receber as injeções de mRNA da Pfizer e da Moderna, em vez da vacina da J&J, em razão dos casos de coagulação de sangue.

Quase 19 milhões de norte-americanos receberam uma dose da vacina da J&J. Outros 217,5 milhões receberam uma dose da vacina da Moderna, enquanto quase 340 milhões de pessoas receberam uma dose da vacina da Pfizer.

Leia mais: “O tabu sobre as vacinas”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 96 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.