publicidade
Mundo

EUA restringem uso da vacina da J&J por risco de coágulos sanguíneos

Ela poderá ser aplicada apenas quando os outros imunizantes permitidos no país não estiverem acessíveis

Johnson
Foto: Reprodução/Flickr

A Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória sanitária dos Estados Unidos, informou nesta quinta-feira, 5, que está limitando o uso da vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson (J&J) para adultos. A decisão ocorre em virtude do risco de os cidadãos serem acometidos por uma rara síndrome de coagulação de sangue.

O imunizante da J&J, que recebeu autorização dos EUA em fevereiro de 2021 para ser aplicado em adultos, poderá ser administrado apenas quando as outras vacinas aprovadas não estiverem acessíveis. A vacina da J&J é uma das três em uso nos Estados Unidos. As outras duas são da Moderna e da Pfizer.

Receba nossas atualizações

Efeitos colaterais

Os casos de trombose com síndrome de trombocitopenia (TTS), que envolve coágulos sanguíneos acompanhados por um baixo nível de plaquetas, foram relatados anteriormente pelos que tomaram a vacina da J&J.

Em janeiro, a FDA alterou a ficha técnica da vacina da Johnson & Johnson e incluiu o risco de trombocitopenia imune (distúrbio hemorrágico causado pela diminuição das plaquetas). Isso ocorreu meses depois de a agência reguladora de medicamentos da União Europeia adotar medidas semelhantes.

Relacionadas

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendou, em dezembro do ano passado, que os norte-americanos optassem por receber as injeções de mRNA da Pfizer e da Moderna, em vez da vacina da J&J, em razão dos casos de coagulação de sangue.

Quase 19 milhões de norte-americanos receberam uma dose da vacina da J&J. Outros 217,5 milhões receberam uma dose da vacina da Moderna, enquanto quase 340 milhões de pessoas receberam uma dose da vacina da Pfizer.

Leia mais: “O tabu sobre as vacinas”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 96 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Preocupante… Tomei a “Janssem”. Estou com medo. De todas, na verdade, fomos cobaias e não saberemos o que pode acontecer…

  2. Dias
    Dias

    Que interessante: só se deve tomar esse veneno se os outros não estiverem disponíveis. Essa “siência” é maravilhosa e extremamente preocupada com a saúde humana.

  3. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Então o Fiuza tem razão? Daqui 5 anos vão descobrir qud todos que tomaram a PFIZER vão virar jacaré, como na escola de samba. Kkkkk

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade