País europeu faz parte do Acordo de Compartilhamento Nuclear da Otan; número de ogivas não é confirmado oficialmente
Os Estados Unidos estão modernizando suas bombas atômicas armazenadas na Alemanha. Embora não haja confirmação oficial, acredita-se que as ogivas estejam armazenadas em depósitos subterrâneos na Base Aérea de Büchel, no oeste do país.
O número exato de bombas é desconhecido, mas estima-se que varie entre 15 e 20. A Alemanha é signatária do Acordo de Compartilhamento Nuclear da Otan e, com isso, os Estados Unidos podem utilizar aeronaves de seus aliados para lançar artefatos nucleares. Além da Alemanha, são signatárias do acordo a Bélgica, a Holanda, a Itália e a Turquia.
De acordo com o portal Deutsche Welle, em 2010 o Bundestag, o Parlamento alemão, pediu que o governo do país pressionasse os Estados Unidos para que retirassem todas as armas nucleares de seu território. A pressão foi infrutífera, e os EUA resolveram agora modernizar sua capacidade nuclear na Europa.
As bombas nucleares dos modelos B61-3 ou B61-4 estão na ativa desde o fim da década de 1980 e já se encontram no final da vida útil. O programa de modernização não teve valores nem prazo divulgados, e as autoridades alemãs não serão informadas quando se efetuar a troca.
As novas bombas serão do modelo B61-12, com capacidade de direcionamento direto ao alvo e precisão de 30 metros, muito mais eficientes que as atuais de queda livre. Elas devem ser lançadas dos caças Tornado da Luftwaffe, a Força Aérea da Alemanha.