Autoridades brasileiras foram informadas por diplomatas norte-americanos que uma rede privativa não é o suficiente para barrar os riscos que a Huawei oferece ao Brasil. O aviso, portanto, dificulta a concretização da ideia do ministro das Comunicações, Fábio Faria. É o que informou nesta segunda-feira, 12, o jornal Folha de S.Paulo. A equipe de Faria recebeu o aviso em viagem oficial aos Estados Unidos, em junho, segundo a reportagem.
A comitiva do ministro buscava o reconhecimento estrangeiro da rede privativa (um canal fechado para o governo federal). Pelos cálculos de Faria, o gigante de tecnologia chinês só poderia fornecer material na rede comercial, o que agradaria tanto aos chineses quanto aos norte-americanos. Os EUA acusam a empresa de espionar para o Partido Comunista. O modelo proposto não agradou a Biden, que insiste no banimento da Huawei em todo o 5G brasileiro.
Conforme a Casa Branca, o problema vai além da mera segurança de comunicações internas do governo federal. Companhias ligadas ao regime chinês representam uma ameaça também às redes comerciais, uma vez que o 5G tem potencial de aumentar a conectividade atual nos mais diversos setores.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste
Biden mandou recado.
Revista Oeste. No que vocês estão se transformando. Numa sucursal da Folha de São Paulo e do Estadão? Que pena que estão traindo os leitores.
Da China basta o vírus chinês.
Resultado de pressões do senado e da câmara, puxadinhos do PCC
A meu ver, tem que banir logo esses XingLing’s de qualquer negociação. Com esse pessoal é tudo ou nada. Agora fica esse ministro querendo fazer politicagem com esses mafiosos vermelhos, querendo agradar a gregos e troianos… tem que despachar logo esse sujeito desse ministério ou colocar alguém que tenha posições firmes e que seja tanto de um lado quanto para ou outro, a escolha é uma só.
Os EUA não tem que quere ou não por nós.
Somos soberanos e decidimos por nós mesmos. Paea com essa subserviência mediocre. Esse preconceito contra a China por pura burrice pode tirar o Brasil de grandes oportunidades. Nós podemo transformar o Brasil em parceria com China.
O que ganhamos com rechaçá-los? Moral com os EUA? Pelo amor de deus. Os EUA nos espionam e isso é okay??!Eles manipulam e respondem pela nossa política externa por acaso?