publicidade
Mundo

EUA prendem ex-agente da CIA acusado de trabalhar para a China

Oficial teria vendido informações sigilosas da defesa norte-americana para o Partido Comunista durante uma década

CIA Argentina
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Oficial teria vendido informações sigilosas da defesa norte-americana para o Partido Comunista durante uma década

eua
Suposto espião a serviço da China é preso nos EUA | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

A Justiça norte-americana prendeu na sexta-feira 14 um ex-oficial da CIA suspeito de ter vendido segredos de defesa confidenciais dos Estados Unidos ao governo chinês durante uma década. O caso de suposta espionagem envolvendo Alexander Yuk Ching Ma, 67 anos, só veio à tona ontem no Havaí.

Receba nossas atualizações

Conforme a Justiça, o homem recebeu milhares de dólares do Partido Comunista pelas informações. Cidadão americano naturalizado, ele foi detido depois de confessar a um agente do FBI disfarçado o que fez, bem como o desejo de ver “a pátria mãe” bem-sucedida em suas ações contra o Ocidente.

Leia também: “EUA X China e a grande ameaça geopolítica”, artigo de Bruno Garschagen publicado na edição n° 21 de Oeste

Alexander começou a trabalhar para a CIA em 1982, com acesso a informações de alta segurança, de acordo com investigadores. Procuradores sustentam que o ex-agente deixou a CIA em 1989. Dessa forma, viveu e trabalhou em Xangai, na China, antes de se mudar para o Havaí em 2001.

A partir daí, passou a alimentar o serviço estrangeiro de inteligência sobre funcionários, operações e métodos de ocultação de comunicações da agência norte-americana. Além disso, Alexander ainda tentou um emprego no FBI para conseguir mais dados sobre a instituição e repassar aos chineses.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Eric Kuhne
    Eric Kuhne

    O general chinês Sun Tzu, no livro A Arte da Guerra, já ensinava como é importante se usar espiões numa guerra, há 25 séculos.

  2. Fred Oliveira
    Fred Oliveira

    Que os americanos vejam a traição a sua pátria e observem porque trump precisa ser reeleito. A China infiltrou espiões até em agencia de inteligência americana e trump tem liderança e peito para resolver a parada não dando tréguas a ditadura do partido comunista chinês.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.