Os Estados Unidos procuram alternativas ao gás russo, informou, nesta terça-feira, 25, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. O país está preocupando com uma eventual interrupção do fornecimento do gás que passa pela Ucrânia.
“Estamos trabalhando para identificar volumes adicionais de gás natural não russo na África, Ásia e Oriente Médio”, disse Psaki. “Vamos discutir com os principais produtores de gás natural em todo o mundo para entender a capacidade e a vontade de aumentar temporariamente a produção do insumo, de modo a destinar esses volumes a compradores europeus.”
A porta-voz assegurou aos consumidores norte-americanos, no entanto, que qualquer possível interrupção do fornecimento do gás russo à Europa causaria um mínimo impacto no país.
De acordo com o portal SputnikNews, o gás natural russo responde por aproximadamente 40% do consumo na Europa. Na Alemanha, potência econômica e industrial da região, quase metade do gás importado é oriundo da Rússia. O novo gasoduto Nord Stream 2 possui capacidade de fornecer cerca de 55 bilhões de metros cúbicos por ano.
Relacionadas
Crise energética global
A Europa enfrenta uma crise de energia, e a Rússia limita a oferta do gás natural justamente na chegada dos dois meses mais frios do inverno. Diversas usinas nucleares estão paralisadas para reparos e manutenção na França, o que fez aumentar a demanda pelo insumo.
Aproximadamente um terço do gás russo que flui para a Europa atravessa a Ucrânia. Qualquer interrupção no abastecimento, como ocorreu durante os episódios da disputa de preços em 2006 e 2009, pode fazer com que a escassez de energia se torne uma crise generalizada.
Em reportagem publicada na Edição 83 da Revista Oeste, Luis Kawaguti escreve sobre a crise energética global. “Na União Europeia, a escassez de gás fez as contas de luz triplicarem”, informou. “Na China, a alta nos preços do carvão tem gerado apagões e redução da produção industrial. Nos Estados Unidos, o valor da gasolina disparou devido a uma alta do petróleo.”
E tem esquerdista criticando a alta dos combustíveis aqui….patifes
Aos militantes do Meio Ambiente tenho a resposta: -Ensaquem o PUM das VACAS, assim a fabula das VACAS FLATULENTAS destruirem o ozonio vai tá resolvido de forma sustentavel.
Altair, para ensacar o Pum das Vacas os Ecochatos e os Eco-Globalistas vão usar a tecnologia da ESTOCAGEM DE VENTO, desenvolvida pelas cientistas DILMA Thumberg e GRETA Roussef.