Partido Comunista da China supostamente utiliza os aplicativos para fins de espionagem
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira, 18, que vai proibir o download dos aplicativos chineses WeChat e TikTok. A medida passa a valer a partir do domingo 20. Conforme o governo do presidente Donald Trump, os apps ameaçam a segurança nacional dos EUA. “O Partido Comunista da China mostrou que tem a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos”, informou o departamento americano, em comunicado. De acordo com o órgão, o TikTok e o WeChat coletam “vastas faixas de dados de usuários, incluindo atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa”.
Ainda não está claro se quem tem os apps instalados poderá usá-los normalmente. Hoje, o TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos EUA, e o WeChat, 19 milhões. O comunicado do governo norte-americano garante que, a partir de domingo, estará proibida “qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou a otimização dos aplicativos nos Estados Unidos“. Mencionam-se também restrições para downloads e atualizações através de lojas de aplicativos, como a Google Store e a App Store, da Apple. Apesar de a empresa de tecnologia Oracle declarar que fechou “parceria tecnológica” pelo TikTok, para que o aplicativo continue nos EUA, ainda é necessária a aprovação do governo Trump e da chinesa ByteDance, dona do app.
Leia também: “Trump quer TikTok majoritariamente americano”
Isso tinha que acontecer por aqui também. Boicote geral a esses Xing Ling’s vigaristas. Como eu tenho por hábito não baixar essas porcarias no meu celular, estou tranquilo com isso daí.