Os Estados Unidos vão promover sua maior expansão militar na Europa desde a Guerra Fria, incluindo a presença permanente de tropas na Polônia. Ao mesmo tempo, a Organização do Tratador do Atlântico Norte (Otan) fortalece seu arsenal bélico e trabalha para integrar a Suécia e a Finlândia à aliança.
“Estamos intensificando”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, na quarta-feira 29. “Estamos provando que a Otan é mais necessária agora do que nunca.”
Os EUA, em particular, pressionaram seus aliados a confrontar Pequim sobre suas práticas econômicas e de direitos humanos. Ao mesmo tempo, há uma preocupação crescente com as intenções dos chineses em relação a Taiwan.
Washington considera que as operações cibernéticas chinesas, além de sua infraestrutura e sua cadeia de suprimentos, atentam contra os valores da Otan. O aprofundamento das relações entre Pequim e Moscou também contraria os interesses norte-americanos.
Como resultado, os EUA aumentarão os 100 mil soldados que atualmente possuem na Europa. A medida inclui o aumento de contingente na Romênia e na região do Mar Báltico. Além disso, os norte-americanos pretendem enviar destróieres da Marinha para a Espanha, uma bateria de defesa aérea de curto alcance para a Itália e dois esquadrões de caças-F-35 para o Reino Unido. O Pentágono ainda expandirá em mais de 600 o número de militares na Alemanha, de modo a aprimorar a defesa aérea da Otan.
“Essas forças, as primeiras a se estabelecerem de maneira permanente no flanco leste da Otan, melhorarão nossas capacidades de comando e controle”, informou a Casa Branca, em comunicado.
Infelizmente od EUA de hoje não são mais os EUA conservadores e de direita. A OTAN por sua vez foi aparelhada pela esquerda perfumada , a esquerda financiada pela China.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar;
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico;
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.