Os Estados Unidos retirarão o nome das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de uma lista de organizações terroristas estrangeiras. A iniciativa, encabeçada pelo presidente Joe Biden, simboliza o apoio da Casa Branca ao acordo de paz firmado entre a guerrilha e o governo colombiano.
Segundo o The Wall Street Journal, a medida pode ser anunciada ainda nesta terça-feira, 23, coincidindo com o aniversário de cinco anos do acordo firmado pelo então presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e os integrantes das Farc. O pacto encerrou um conflito de 52 anos.
Relacionadas
Nova fase das Farc
O grupo terrorista começou a se desmobilizar logo depois da assinatura do acordo, com 13 mil homens e mulheres entregando suas armas. Conforme estabelecido no tratado, a guerrilha se transformou em um partido político, cujo nome é Partido do Povo Comum.
“Para o governo de Joe Biden, essa é uma medida de baixo custo”, afirmou Sergio Jaramillo, responsável pelas negociações de paz. “Isso seria um sinal para as Farc: já se passaram cinco anos, vocês fizeram sua parte, comprometeram-se corretamente e estamos retirando vocês da lista.”
Iniciativa simboliza a adesão dos EUA a esquerda criminosa internacional.
Os ex-terroristas “comendo pelas beiradas “, como diz o ditado… Um dia chegam ao poder e nunca mais sairão dele.
Ninguém muda de uma hora para outra !! Esses terroristas tem o DNA de assassinos sanguinários e não vão mudar um piscar de olhos !! Esse bundão do Biden está dando mole !!
João Bidê e sua política externa como o senil e medíocre que é.