Ex-braço do IRA vence eleições na Irlanda do Norte

É a primeira vez em um século que a hegemonia dos partidos pró-Reino Unido é quebrada
-Publicidade-
Michelle O’Neill, líder do Sinn Féin
Michelle O’Neill, líder do Sinn Féin | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Sinn Féin conquistou 29% dos votos nas eleições de 2022. O partido é um ex-braço do Exército Republicano Irlandês (IRA), grupo separatista que cometeu uma série de atentados terroristas até 2005 com o objetivo de tornar a região independente do Reino Unido.

É a primeira vitória eleitoral da legenda, que está comemorando o resultado como um “momento decisivo” e pediu um debate para a criação de uma Irlanda unida. O Partido Unionista Democrata, pró-Reino Unido, conquistou 21% dos votos, de acordo com os resultados oficiais.

“Hoje representa um momento muito significativo de mudança”, afirmou a líder do Sinn Féin, Michelle O’Neill. “É um momento decisivo em nossa política e para nosso povo.”

-Publicidade-

Segundo a dirigente, agora deve haver um “debate honesto” sobre o objetivo do partido de unificar o território com a República da Irlanda. Questionada por um jornalista se espera se tornar a primeira-ministra nacionalista irlandesa da região, ela disse: “O povo falou”.

A vitória do Sinn Féin, entretanto, não muda o status local. Para que haja a separação do Reino Unido, é preciso que a proposta seja aprovada em um referendo convocado pelo governo britânico. Porém, o resultado da eleição deste ano traz implicações simbólicas. É a primeira vez em um século que a hegemonia dos partidos pró-Reino Unido é quebrada.

De acordo com a CNN Brasil, a eleição acompanha tendências demográficas que há muito tempo indicam que partidos protestantes pró-britânicos seriam sobrepostos pelos partidos predominantemente nacionalistas e irlandeses-católicos. Desse modo, há o favorecimento para unir o norte com a República da Irlanda.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.