O Exército dos Estados Unidos destruiu aviões, blindados e o sistema de defesa antimíssil antes de deixar o Aeroporto Internacional de Cabul, no Afeganistão, nesta terça-feira, 31.
Ao todo, foram destruídos 73 aviões, 70 veículos blindados resistentes a minas terrestres, que valem US$ 1 milhão cada um, e 27 veículos Humvees, informou o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central dos Estados Unidos, órgão responsável pelas operações militares do país no Oriente Médio.
Segundo Mackenzie, o último aparelho a ser inutilizado foi o sistema de defesa antimíssil, que na última segunda-feira, 30, deteve cinco foguetes disparados pelo Estado Islâmico contra o Aeroporto Internacional de Cabul. “Decidimos deixar esses sistemas funcionando até o último minuto”, explicou.
Conforme noticiou Oeste, o Talibã comemorou a saída dos norte-americanos do Afeganistão com tiros para o alto.
We made history again.The 20-year long occupation of Afghanistan by the United States & NATO has ended tonight. I am very happy that after 20 years of jihad, sacrifices & hardships I have this pride to see these historic moments. I pray for the souls of all the martyrs of Jihad. pic.twitter.com/WrfzE26ErM
— Anas Haqqani(انس حقاني) (@AnasHaqqani313) August 30, 2021
Leia também: “O fiasco de Joe Biden”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 74 da Revista Oeste
Na verdade isso é uma praxe em operações militares de retirada. Os EUA tem experiência nessas operações. Os planos de operações sempre preveem a destruição de recursos que não compensam ser retirados. Há vários exemplos na história militar americana. Alguma coisa falhou na negociação de prazos, particularmente para evacuação de civis, mas os protocolos militares foram seguidos. Essa é a culpa de Biden. Se o governo americano desejasse, os militares poderiam ficar lá pelo tempo necessário para uma retirada ordenada.
E os dados biométricos de quem acreditou ficaram.
BORA FAZER UMA CPI DO AFEGANISTÃO, CHAMA O CHEFE DO TALIBÃ, DO HAMAS E DO HEZBOLLAH. VAMOS FAZER UMA ACARIAÇÃO COM ESTE FUZILEIRO NAVAL, QUE QUEIMOU DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO.
COMO PERGUNTAR NÃO OFENDE, PERGUNTA-SE: QUAIS BENEFÍCIOS TROUXERAM PARA O AFEGANISTÃO A INVASÃO ORDENADA POR GEORGE BUSCH LÁ ATRÁS???? QUAL FOI A CONTRIBUIÇÃO PARA O MUNDO?????? NA MESMA LINHA, QUAIS BENEFÍCIOS PARA O IRAQUE COM A INVASÃO ORDENADA PELA MESMA CRIATURA,
SOB ALEGAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES OCULTAS, JAMAIS ENCONTRADAS???? QUAL FOI A CONTRIBUIÇÃO PARA O MUNDO???????????
Que VEXAME.