A comunidade global de expatriados InterNations publicou um relatório que classifica as melhores cidades para se viver no mundo. O material foi publicado no fim de 2023.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Para construir a lista, foi usado como referência opiniões de 12 mil participantes. Além disso, a InterNations pesquisou expatriados de 177 nacionalidades.
A pesquisa analisou quatro áreas específicas:
- qualidade de vida (assistência médica e opções de lazer);
- facilidade de adaptação (encontrar amigos, cultura e boas-vindas);
- trabalho no exterior (finanças pessoais); e
- noções básicas para expatriados (questões administrativas e moradia).
1 — Málaga, Espanha
De acordo com o relatório, a cidade espanhola de Málaga foi escolhida como o melhor lugar para viver e trabalhar.
Leia também: “Brasil tem 4 aeroportos no ranking dos 10 melhores do mundo; veja a lista”
Conhecida como “Costa del Sol”, o município é um dos mais antigos do mundo. Málaga é conhecida por seu legado histórico, cenário artístico e cultural. O município também é o mais bem avaliado em termos de simpatia.
Cerca de 89% dos entrevistados disseram que os habitantes de Málaga são “especialmente amigáveis” com os expatriados.
2 — Alicante, Espanha
A cidade de Alicante, também na Espanha, se destaca, sobretudo, por ser o lugar com a moradia mais acessível para os estrangeiros. Ela ocupa a segunda posição na lista.
Leia mais: “2º melhor resort do mundo fica no Nordeste. Diárias podem passar dos R$ 7 mil”
No entanto, a grande desvantagem do local é o aspecto do trabalho. Os entrevistados relatam que a cultura empresarial da cidade não promove a criatividade, o trabalho independente ou a flexibilidade.
3 — Valência, Espanha
Em terceiro lugar está a cidade espanhola de Valência. Os pesquisados disseram que o lugar possui grande facilidade de instalação, além da alta qualidade de vida e grande possibilidade de garantir uma boa finança pessoal.
“Isso se traduz em culturas acolhedoras que tornam a vida agradável e acessível”, disse a InterNations.
Leia também: “O Brasil na lista dos melhores hospitais do mundo”
O município também se destaca pelo fato de ser muito fácil se locomover a pé ou de bicicleta. Além da acessibilidade do transporte público.
O lado negativo, entretanto, é que o lugar não é tão bom quando se trata de trabalho. As oportunidades de carreira para expatriados são as piores classificadas entre as cidades espanholas no ranking.
4 — Ras al-Jaima, Emirados Árabes Unidos
De acordo com os entrevistados, Ras al-Jaima, nos Emirados Árabes Unidos, é a cidade onde é mais fácil para os expatriados começarem a trabalhar. Cerca de 78% não tiveram problemas para obter um visto. Segundo os estrangeiros, a moradia é acessível e fácil de encontrar. A cidade árabe ocupa o quarto lugar no ranking.
O lugar também se destaca pela satisfação geral com o trabalho. Ras al-Jaima garante melhores opções para os expatriados conquistarem carreira pessoal.
Leia também: “Três pizzarias brasileiras estão entre as 100 melhores do mundo”
No entanto, uma das desvantagens é a falta de transporte público. Segundo os entrevistados, a vida noturna é “decepcionante”. Além disso, há poucas oportunidades de esportes recreativos e um ambiente natural pouco atraente.
5 — Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
A capital dos Emirados Árabes Unidos é, de acordo com os expatriados, “o destino no deserto com a melhor qualidade de vida”. Abu Dhabi ocupa o quinto lugar no ranking.
Leia também: “Saiba quais são as 3 melhores cervejas puro malte do mercado”
O lugar tem a melhor infraestrutura automotiva do mundo e também tem excelentes serviços médicos. Além disso, 94% dos expatriados valorizam sua segurança pessoal e 84% gostam de sua estabilidade política.
Então os dois melhores países do mundo pra se viver são Espanha e Emirados Árabes? Rapaz… Sei não…