Explosão destrói hotel no centro de Havana
Uma forte explosão em um hotel assustou os moradores de Havana, em Cuba, nesta sexta-feira, 6. Segundo informações preliminares, oito corpos já foram encontrados no local do incidente e cerca de 30 pessoas foram encaminhadas a hospitais da cidade.
A explosão aconteceu no Hotel Saratoga, na região conhecida como Havana Velha, no centro da capital cubana. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que alguns andares do edifício foram destruídos.
-Publicidade-BREAKING: Major explosion damages historic hotel in Havana, Cuba; no word on injuries pic.twitter.com/QyksoqI2fI
— BNO News (@BNONews) May 6, 2022
Segundo a equipe da CNN no local, testemunhas disseram que o hotel estava praticamente vazio, em razão dos efeitos da pandemia no turismo em Havana. Polícia e bombeiros começaram os trabalhos de busca por feridos entre os escombros poucos minutos depois da explosão. Enquanto isso, populares se concentram na frente do estabelecimento.
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, esteve no local acompanhando os trabalhos de resgate. De acordo com investigações preliminares, a explosão pode ter acontecido por causa de um vazamento de gás. O governo cubano informou que oito corpos foram encontrados.
“Não foi uma bomba, nem um atentado. É um acidente lamentável”, declarou Díaz-Canel, no local da explosão.
🚨🚨🚨🚨
El presidente @DiazCanelB está en el Hotel Saratoga, donde ocurrió una fuerte explosión este mediodía.
Lo acompañan el primer ministro @MMarreroCruz y el presidente de la @AsambleaCuba, Esteban Lazo. pic.twitter.com/mInh8FJIca
— Presidencia Cuba 🇨🇺 (@PresidenciaCuba) May 6, 2022
Hotel Saratoga
Em sua página na internet, o Saratoga exibe ambientes de luxo, com destaque para uma piscina e um restaurante no terraço, com vista para a capital cubana, além de um centro de eventos.
Inaugurado na década de 30 do século passado, o estabelecimento tem atualmente 96 quartos. O Hotel Saratoga passou por um processo de modernização, com reinauguração em 2005.