Uma explosão na mesquita Khalifa Saeb, no centro de Cabul, capital do Afeganistão, deixou pelo menos dez mortos e 20 feridos nesta sexta-feira, 29. O caso acontece em meio a uma série de ataques recentes aos locais de culto dos afegãos.
De acordo com o Ministério do Interior, a explosão atingiu a mesquita por volta das 14 horas, enquanto fiéis realizavam os rituais. Centenas de afegãos estavam reunidos para orar pela última sexta-feira do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos.
“A explosão foi muito alta, pensei que meus tímpanos estavam rachados”, contou Mohammad Sabir, uma das testemunhas da explosão. Outro homem disse à agência de notícias Reuters que ficou com os pés e as mãos queimados. Ele estava dentro da mesquita.
Ninguém assumiu a responsabilidade pela explosão.
Outros casos no Afeganistão
Além da mesquita Khalifa Saeb, outros locais de culto no Afeganistão sofreram explosões nas últimas semanas. A organização terrorista Isis (sigla em inglês do Estado Islâmico) assumiu alguns dos ataques contra a minoria religiosa xiita. Mesquitas sunitas também foram alvo. Xiitas e sunitas são os dois maiores ramos do mundo muçulmano.
Cerca de 33 pessoas foram mortas na última sexta-feira, 22, depois que uma mesquita explodiu em Kunduz, província localizada ao norte do país. Dias antes, outros dois ataques em espaços de culto foram reportados.