Explosão em mesquista deixa pelo menos 10 mortos no Afeganistão

Dezenas de afegãos foram mortos por ataques semelhantes nas últimas semanas
-Publicidade-
Os ataques se intensificaram durante o Ramadã
Os ataques se intensificaram durante o Ramadã | Foto: Reprodução/Twitter

Uma explosão na mesquita Khalifa Saeb, no centro de Cabul, capital do Afeganistão, deixou pelo menos dez mortos e 20 feridos nesta sexta-feira, 29. O caso acontece em meio a uma série de ataques recentes aos locais de culto dos afegãos.

De acordo com o Ministério do Interior, a explosão atingiu a mesquita por volta das 14 horas, enquanto fiéis realizavam os rituais. Centenas de afegãos estavam reunidos para orar pela última sexta-feira do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos.

“A explosão foi muito alta, pensei que meus tímpanos estavam rachados”, contou Mohammad Sabir, uma das testemunhas da explosão. Outro homem disse à agência de notícias Reuters que ficou com os pés e as mãos queimados. Ele estava dentro da mesquita.

-Publicidade-

Ninguém assumiu a responsabilidade pela explosão.

Outros casos no Afeganistão

Além da mesquita Khalifa Saeb, outros locais de culto no Afeganistão sofreram explosões nas últimas semanas. A organização terrorista Isis (sigla em inglês do Estado Islâmico) assumiu alguns dos ataques contra a minoria religiosa xiita. Mesquitas sunitas também foram alvo. Xiitas e sunitas são os dois maiores ramos do mundo muçulmano.

Cerca de 33 pessoas foram mortas na última sexta-feira, 22, depois que uma mesquita explodiu em Kunduz, província localizada ao norte do país. Dias antes, outros dois ataques em espaços de culto foram reportados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.