Uma explosão em dois prédios deixou 21 soldados das Forças de Defesas de Israel (FDI) mortos no sul da Faixa de Gaza. O incidente, considerado o mais letal desde o início da guerra, foi desencadeado por um ataque do Hamas contra as tropas israelenses na tarde desta segunda-feira, 22, pelo horário local.
De acordo com as FDI, o prédios estavam sendo preparados para demolição quando atiradores terroristas palestinos dispararam um RPG (granada geralmente usada contra veículos blindados) em direção a um tanque israelense, causando o desabamento dos edifícios.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
As equipes de resgate trabalharam durante várias horas para retirar os corpos e os feridos dos escombros, descrevendo a cena como “cenário pós-terremoto”.
Dois soldados morreram dentro do tanque. Vários outros ficaram feridos, um deles está em estado grave.
As FDI estão investigando as circunstâncias do incidente para evitar sua recorrência. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu expressou condolências às famílias dos militares e destacou: “Lições devem ser aprendidas”.
Os 21 mortos eram reservistas, com idades entre 22 e 37 anos.
A rede de TV árabe Al Jazeera mostrou ao vivo o momento das explosões. A emissora estava fazendo uma transmissão quando ocorreu o incidente.
Leia também: “Forças de Defesa de Israel encontram túnel que serviu de cativeiro para 20 reféns”
Porta-voz das FDI divulgou os detalhes do incidente
Na manhã desta terça-feira, 23, o porta-voz das FDI, o contra-almirante Daniel Hagari, divulgou os detalhes do incidente. O oficial explicou que as tropas estavam operando em uma área a cerca de 600 metros da fronteira, em frente à comunidade israelense de Kissufim, no sul de Israel.
Segundo Hagari, os soldados estavam destruindo estruturas e locais do Hamas, em uma operação como parte dos esforços de garantia de segurança para que os residentes das comunidades na fronteira israelense possam retornar às suas casas.
“Por volta das 16h [pelo horário local; 11h pelo horário de Brasília], um RPG foi disparado por atiradores contra um tanque que protegia as forças”, explicou Hagari. “Simultaneamente, ocorreu uma explosão em dois edifícios de dois andares. Os prédios desabaram devido a essa explosão, com a maioria das forças dentro e perto deles.”
Com essa explosão, Israel agora registra baixa de 219 militares, mortos desde o início dos combates terrestres.
Leia também: “EUA dizem que Israel eliminou ‘apenas’ de 20 a 30% do Hamas
Estes Ratos devem ser exterminados, já…!