Desabastecimento de gasolina chegou a Caracas, cidade que até agora era poupada da falta de combustíveis

Os moradores de Caracas estão sofrendo com a falta de gasolina nos postos. Essa situação ocorre num contexto que os venezuelanos estão chamando de “tempestade perfeita”, com a queda do preço do petróleo, as sanções que o país sofre e a pandemia, que diminuiu drasticamente a demanda global por combustível.
“Se isso se agravar, vamos entrar em um forte caos”, afirmou a médica Neila López, que estava numa fila de mais de 100 caros em um dos poucos postos com combustível da capital venezuelana.
O desabastecimento não é algo novo para os venezuelanos. O país sofre um colapso econômico, mas faltar gasolina em Caracas é novidade. No interior, isso já é comum há muitos anos, de acordo com o jornal El Nacional.
O ditador Nicolás Maduro afirma que isso é culpa das sanções impostas pelos Estados Unidos e que vai implementar um “plano especial” contra o desabastecimento.
A Venezuela é o país com as maiores reservas mundiais de petróleo. Em 2008 a PDVSA, a estatal de petróleo do país, produzia até 3,2 milhões de barris por dia. Atualmente, esse número caiu para 865 mil, segundo dados da Opep.
Das seis refinarias que existem no país, somente duas estão em funcionamento e com apenas 6% de sua capacidade, afirma o economista Rafael Quiroz para o site de notícias independente El Pitazo.
Quiroz calcula que, para o abastecimento interno do país, sejam necessários 135 mil de barris por dia e que a capacidade de refino esteja em 55 mil baris. Ou seja, a Venezuela deve importar combustível para suprir sua necessidade.
Porém, como consequência da ditadura do socialista Maduro, que levou o país à hiperinflação e falta crônica de produtos básicos, o país sofre sanções internacionais por reprimir seu povo e manter ligações com grupos terroristas e de tráfico de drogas. O próprio Maduro é acusado pelos Estados Unidos de criar uma rede internacional de tráfico de drogas.
Certamente Lula, Dilma ,Haddad, Mantega e Henrieque Meireles, têm a solução perfeita…..imprimir dinheiro pra limpar o bumbum!
Maduro em vertigem.
Maduro está prestes a despencar do galho
Falta gasolina,falta comida, falta papel higiênico. Se não tem comida pra que papel?