FAO, OMS e OMC falam em risco de “escassez de alimentos”

Como efeito da pandemia de coronavírus, existe um risco de "escassez de alimentos" no mercado mundial. O alerta foi dado nesta terça-feira, 31, em uma declaração dos dirigentes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, da Organização Mundial da Saúde e da Organização Mundial do Comércio.
-Publicidade-
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Organizações destacam que as incertezas “podem gerar uma onda de restrições à exportação”

Tânia Rêgo/Agência Brasil
-Publicidade-

Como efeito da pandemia de coronavírus, existe um risco de “escassez de alimentos” no mercado mundial.

O alerta foi dado nesta terça-feira, 31, em uma declaração dos dirigentes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, da Organização Mundial da Saúde e da Organização Mundial do Comércio.

Segundo esses organismos, a escassez pode ocorrer por causa das perturbações derivadas da covid-19 no comércio internacional e nas cadeias de abastecimento.

“Devemos garantir que nossa resposta à pandemia de Covid-19 não crie de maneira involuntária uma escassez injustificada de produtos essenciais e exacerbe a fome a desnutrição”, diz o texto.

De acordo com o comunicado, é “importante” garantir os negócios comerciais para evitar escassez de alimentos.

Como destaca a agência France-Presse, os dirigentes se mostraram preocupados com a “desaceleração da circulação de trabalhadores da indústria agrícola e alimentícia”, que bloqueia várias agriculturas ocidentais, e com os “atrasos nas fronteiras para os contêineres” de mercadorias, gerando “um desperdício de produtos perecíveis”.

Ele destacam a necessidade de “proteção” dos trabalhadores para “minimizar a propagação do vírus no setor e manter as cadeias de abastecimento alimentar”.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site