Farmacêutica dos EUA cria remédio que substitui cirurgia bariátrica

O Tirzepatide, da empresa Eli Lilly, promete uma redução de 22% da massa corporal  
-Publicidade-
A obesidade é diagnosticada em indivíduos com IMC acima dos 30
A obesidade é diagnosticada em indivíduos com IMC acima dos 30 | Foto: Reprodução/Shutterstock

A farmacêutica norte-americana Eli Lilly anunciou um novo remédio capaz de ajudar pacientes obesos a perderem 23 quilos em aproximadamente 72 semanas. O resultado é semelhante ao de uma cirurgia bariátrica, segundo informou a empresa.

O medicamento, nomeado Tirzepatide, reduziu cerca de 22% da massa corporal dos mais de 2 mil participantes, que pesavam em média 104 quilos. Na fase 3 do estudo clínico, os pacientes apresentavam um índice de massa corporal (IMC) de 38. A obesidade é diagnosticada em indivíduos com IMC acima dos 30.

De acordo com dados preliminares, os participantes que tomaram doses mais altas do remédio chegaram a pesar por volta de 80 quilos, já no fim do estudo. Além disso, em média, o IMC de cada um deles ficou abaixo dos 30.
-Publicidade-

Dr. Louis J. Aronne, diretor do programa abrangente de controle de peso, no Centro Médico Weill Cornell, em Nova Iorque, informou que os resultados do remédio da Eli Lilly superam os outros medicamentos para perda de peso. Segundo o médico, alguns participantes perderam peso suficiente para entrar na faixa de normalidade.

“Tirzepatide é o primeiro medicamento experimental a entregar mais de 20% de perda de peso em média em um estudo de fase 3, reforçando nossa confiança em seu potencial para ajudar pessoas que vivem com obesidade”, afirmou Jeff Emmick, vice-presidente de desenvolvimentos de produtos da farmacêutica. Apesar da novidade, o remédio segue ainda em fase de experimentação.

De acordo com a pesquisa “Vigitel 2021”, realizada pelo Ministério da Saúde, o índice de obesidade no Brasil ficou em 22,35% no ano passado. O desempenho foi 0,8 ponto porcentual superior em comparação a 2020.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.