O Federal Bureau of Investigation (FBI) informou, nesta quinta-feira, 2, que não encontrou conexão entre três ataques violentos que ocorreram nos Estados Unidos, no fim de 2024. Os crimes foram nas cidades de Nova Orleans, Las Vegas e Nova York. Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas.
O FBI investigou as possíveis conexões entre os ataques, principalmente nos de Nova Orleans e Las Vegas. Nesses atentados, os criminosos tinham histórico militar e utilizaram o mesmo aplicativo, o Turo, para alugar os carros. Porém, a polícia não encontrou evidências que sustentem a ligação entre os crimes.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Christopher Raia, um oficial do FBI, deu entrevista coletiva para a imprensa, nesta quinta-feira. “Não há uma ligação definitiva entre o ataque aqui em Nova Orleans e o de Las Vegas.”
O agente afirmou que a investigação está em seus estágios iniciais, mas o ataque em Nova Orleans já foi classificado como um ato de terrorismo. Gravações mostram que Shamsud-Din Jabbar, veterano do Exército dos EUA, teria entrado para o Estado Islâmico para realizar o ataque.
O veterano comentou a afiliação ao grupo terrorista nas redes sociais. Jabbar dirigiu uma caminhonete em alta velocidade e invadiu uma área de pedestres na Rua Bourbon, durante a virada do ano. O atentado deixou 15 mortos e pelo menos 35 feridos. Raia, contudo, disse que é mais provável que o criminoso tenha agido sozinho.
Jabbar foi morto pela polícia depois de iniciar um tiroteio. Imagens de vigilância mostraram o momento em que o criminoso planta explosivos no local do atentado.
O governador da Luisiana, Jeffrey Martin Landry, comentou a investigação e pediu paciência à imprensa e ao público. “Todo mundo vive num vídeo de 15 segundos do TikTok, achamos que a vida tem o ritmo que vemos nos nossos celulares, e não é assim”, afirmou. “As informações mudam.”
FBI investiga ataques
Em Las Vegas, um Tesla Cybertruck explodiu em frente ao Trump International Hotel, de propriedade do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O motorista do veículo morreu e pelo menos sete pessoas ficaram feridas. O carro estava carregado com fogos de artifício e latas de combustível, e a explosão está sendo investigada como um possível ato de terrorismo.
Em Nova York, ocorreu um tiroteio em frente ao Amazura Concert Hall, no bairro de Queens, na noite de 31 de dezembro. Dez adolescentes, de 16 a 19 anos, foram feridos quando quatro homens abriram fogo contra uma multidão que aguardava para entrar no local.
As vítimas foram levadas para hospitais locais, e o estado de saúde delas é estável. Os criminosos fugiram em um carro sedã de cor clara com placas de outro Estado, e a polícia está em busca deles.