publicidade
Mundo

FBI não encontra conexão entre 3 ataques violentos nos EUA

Os atentados deixaram 16 pessoas mortas e outras 60 feridas

Ataque nos EUA
Um homem atropelou diversas pessoas nos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Redes sociais

O Federal Bureau of Investigation (FBI) informou, nesta quinta-feira, 2, que não encontrou conexão entre três ataques violentos que ocorreram nos Estados Unidos, no fim de 2024. Os crimes foram nas cidades de Nova Orleans, Las Vegas e Nova York. Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas.

O FBI investigou as possíveis conexões entre os ataques, principalmente nos de Nova Orleans e Las Vegas. Nesses atentados, os criminosos tinham histórico militar e utilizaram o mesmo aplicativo, o Turo, para alugar os carros. Porém, a polícia não encontrou evidências que sustentem a ligação entre os crimes.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Christopher Raia, um oficial do FBI, deu entrevista coletiva para a imprensa, nesta quinta-feira. “Não há uma ligação definitiva entre o ataque aqui em Nova Orleans e o de Las Vegas.”

O agente afirmou que a investigação está em seus estágios iniciais, mas o ataque em Nova Orleans já foi classificado como um ato de terrorismo. Gravações mostram que Shamsud-Din Jabbar, veterano do Exército dos EUA, teria entrado para o Estado Islâmico para realizar o ataque.

O veterano comentou a afiliação ao grupo terrorista nas redes sociais. Jabbar dirigiu uma caminhonete em alta velocidade e invadiu uma área de pedestres na Rua Bourbon, durante a virada do ano. O atentado deixou 15 mortos e pelo menos 35 feridos. Raia, contudo, disse que é mais provável que o criminoso tenha agido sozinho.

Jabbar foi morto pela polícia depois de iniciar um tiroteio. Imagens de vigilância mostraram o momento em que o criminoso planta explosivos no local do atentado.

O governador da Luisiana, Jeffrey Martin Landry, comentou a investigação e pediu paciência à imprensa e ao público. “Todo mundo vive num vídeo de 15 segundos do TikTok, achamos que a vida tem o ritmo que vemos nos nossos celulares, e não é assim”, afirmou. “As informações mudam.”

FBI investiga ataques

Em Las Vegas, um Tesla Cybertruck explodiu em frente ao Trump International Hotel, de propriedade do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O motorista do veículo morreu e pelo menos sete pessoas ficaram feridas. O carro estava carregado com fogos de artifício e latas de combustível, e a explosão está sendo investigada como um possível ato de terrorismo.

Em Nova York, ocorreu um tiroteio em frente ao Amazura Concert Hall, no bairro de Queens, na noite de 31 de dezembro. Dez adolescentes, de 16 a 19 anos, foram feridos quando quatro homens abriram fogo contra uma multidão que aguardava para entrar no local.

As vítimas foram levadas para hospitais locais, e o estado de saúde delas é estável. Os criminosos fugiram em um carro sedã de cor clara com placas de outro Estado, e a polícia está em busca deles.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade