publicidade
Mundo

FDA aprova dose de reforço para Janssen e Moderna nos EUA

Autoridades sanitárias norte-americanas também liberaram vacinação com imunizantes diferentes

janssen
Vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A agêcia regulatória sanitária dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, a FDA), deu sinal verde nesta quarta-feira, 20, para a aplicação de doses de reforço das vacinas contra a covid-19 da Janssen e da Moderna no país. Até então, apenas idosos acima de 65 anos e pessoas com comorbidades que tivessem completado o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer eram autorizados a receber a dose extra.

No caso da vacina da Janssen, a dose de reforço pode ser tomada dois meses depois da primeira aplicação por quem tiver mais de 18 anos. A da Moderna, por sua vez, é recomendada seis meses depois da conclusão do esquema vacinal — mas somente para pessoas de 65 anos ou mais e adultos com alto risco de infecção e exposição frequente ao vírus.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

As autoridades sanitárias dos EUA também liberaram a aplicação de uma dose de reforço de outro imunizante, diferente do que foi aplicado na dose inicial — a vacinação heteróloga.

“A FDA determinou que os benefícios conhecidos e potenciais do uso de uma única dose de reforço diferente pesam mais do que os riscos conhecidos e potenciais do seu uso em populações elegíveis”, informou a agência em comunicado.

Relacionadas

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade