Nesta segunda-feira, 18, os advogados de Hunter Biden — filho de Joe Biden — entraram com uma ação contra o IRS (Internal Revenue Service, a “receita federal” norte-americana) alegando que os agentes “miraram e tentaram constranger” o filho do atual presidente dos Estados Unidos.
O processo de Biden divulgado nesta manhã cita dois agentes do IRS, Gary Shapley e Joseph Ziegler, dois denunciantes que alegaram que o IRS administrou mal alguns aspectos de sua investigação sobre Biden.
Informações fiscais confidenciais sobre Biden
De acordo com canal norte-americano Fox News, a ação dos advogados de Hunter Biden querem que a Justiça declare que o IRS “deliberadamente, conscientemente e/ou por negligência grave, divulgou ilegalmente as informações fiscais confidenciais do Sr. Biden”.
Hunter exige ainda uma indenização de US$ 1.000 por cada divulgação fiscal não autorizada — incluindo divulgações que acontecerem depois dos fatos.
A imprensa norte-americana divulgou trechos do processo: “Biden é filho do presidente dos Estados Unidos. Ele tem as mesmas responsabilidades que qualquer outro cidadão americano, e o IRS pode e deve garantir que ele cumpra essas responsabilidades. Assim, o Sr. Biden não tem menos direitos do que qualquer outro cidadão americano, e nenhuma agência governamental ou agente governamental tem liberdade para violar seus direitos simplesmente por ser quem ele é”.
“Porém”, diz ainda a denúncia, “o IRS e os seus agentes agiram sob a presunção de que os direitos que se aplicam a todos os outros cidadãos americanos não se aplicam ao Sr. Biden”.
Os agentes “miraram e tentaram envergonhar” Hunter Biden
O processo em defesa do filho de Joe Biden continua alegando que os agentes do IRS “miraram e tentaram envergonhar” Hunter Biden por meio de declarações à imprensa. A ação afirma que a dupla de agentes é apenas o exemplo “mais recente” da suposta atividade.
Ambos os agentes da Receita Federal norte-americana prestaram depoimento perante o Comitê de Supervisão da Câmara no início deste ano; eles afirmaram que enfrentaram várias limitações quando foram encarregados de investigar o filho do presidente.
Em defesa do agente
A equipe jurídica de Shapley, um dos agentes, falou sobre o processo contra Biden em um comunicado divulgado nesta manhã. Eles descartam a medida como uma tática de protelação.
“Este processo contra o IRS é apenas mais uma difamação frívola dos advogados da família Biden, tentando desviar a atenção das pessoas dos próprios problemas jurídicos de Hunter Biden e intimidar qualquer denunciante atual e futuro”, escreveram os advogados de Shapley.
“O juiz federal em Delaware que supervisionou o acordo judicial abortado rejeitou alegações semelhantes contra os denunciantes depois que eles expuseram o acordo secreto de bastidores entre Hunter Biden e o Departamento de Justiça. Nem o IRS SSA Gary Shapley nem seus advogados jamais divulgaram qualquer informação confidencial do contribuinte exceto por meio de divulgações de denunciantes autorizadas por lei. Depois que o Congresso divulgar esse depoimento, como todo cidadão americano, ele terá o direito de discutir essas informações públicas”, completaram os advogados do agente.
Este é um gangster.