Um filme considerado “amaldiçoado” em Hollywood teve quatro protagonistas mortos antes ou depois das filmagens.
The Incomparable Atuk é um livro canandense de Mordecai Richler, lançado em 1963. Na década de 1970, surgiu a ideia de transformar o romance satírico em um filme.
O protagonista, o incomparável Atuk, é um inuíte que foi viver em Toronto, onde adotou as pretensões da cidade grande. Os inuítes, anteriormente chamados de esquimós, são povos indígenas que habitam as regiões árticas e subárticas da Groenlândia, do Canadá e do Alasca.
Os quatro protagonistas mortos no “filme amaldiçoado” de Hollywood
Um roteiro sobre a vida de Atuk foi escrito nos anos 1970 por Tod Carroll, ex-redator da revista humorística National Lampoon e especialista em comédias besteirol norte-americanas.
O primeiro ator escalado para protagonizar o filme foi John Belushi, famoso por seus papéis em Saturday Night Live, Clube dos Cafajestes (1978) e Os Irmãos Cara de Pau (1980).
As gravações do filme começariam em 1982, mas Belushi morreu em 5 de março do mesmo ano, com 33 anos, depois de sofrer uma overdose num hotel de Los Angeles.
Leia também
Em 1988, o comediante Sam Kinison, revelado em shows de stand-up, se interessou pelo papel e chegou a participar de alguns dias de filmagem como Atuk.
Porém, parte da equipe começou a brigar e Kinison não gostou de como o roteiro estava sendo filmado, segundo Tod Carroll. As “diferenças criativas” acabaram com as gravações, e Sam Kinison morreu em um acidente de carro em 1992.
O terceiro ator a morrer no “filme amaldiçoado” foi John Candy, um comediante canadense. Quando ele foi sondado para o papel, o projeto do filme já era considerado amaldiçoado na indústria cinematográfica.
Leia também
Ator dos clássicos Antes Só do que Mal Acompanhado (1987) e Quem Vê Cara Não Vê Coração (1989), Candy morreu de ataque cardíaco em 4 de março de 1994, enquanto gravava um filme no México.
Depois da morte de Candy, Chris Farley, ícone de comédias besteirol como Mong & Lóide (1995) e Um Ninja da Pesada (1997), entrou em cena. Farley se aproximou dos produtores de The Incomparable Atuk porque queria dar uma guinada mais séria à carreira, de acordo com o portal g1.
Chris Farley morreu em dezembro de 1997, depois de ter uma overdose em Chicago, uma das mais conhecidas cidades dos Estados Unidos. Desde que o astro da comédia morreu, não se fala mais sobre o projeto do “filme amaldiçoado” nos estúdios de Hollywood.
Se contratassem um ator não viciado em drogas talvez desse certo.
Ouvi falar de um comediante canastrao no palacio do planalto que eles poderiam escalar pra esse papel, um tal lula da silva. Seria perfeito!