publicidade
Mundo

Fim da guerra? Ministro israelense fala em mais de 2 meses de conflito

FDI acreditam em ‘terror psicológico’ por parte do Hamas e possíveis ‘desenvolvimentos inesperados’ durante a pausa

Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, conversou com militares da marinha logo após o anúncio do cessar-fogo; o comandante falou em 'não parar até a vitória' | Foto: Divulgação/Ministério da Defesa de Israel

Horas depois de o porta-voz do Catar ter confirmado a trégua temporária entre Israel e o Hamas, em vigor nesta sexta-feira, 24, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que, ao encerrar a pausa “curta”, a campanha militar será “retomada com intensidade”. Ele acredita que o conflito seguirá por pelo menos dois meses.

A afirmação do comandante Gallant aconteceu durante conversa com a tropa da unidade de elite do comando Shayetet 13, da Marinha de Israel.

Receba nossas atualizações

“O que você verá nos próximos dias é, primeiro, a libertação dos reféns. Este respiro será breve”, disse o ministro aos soldados. “O que é exigido de vocês durante esse respiro é se organizar, investigar, reabastecer armamentos e se preparar para continuar.”

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Gallant lembrou aos militares da necessidade de concluir o objetivo. “Haverá uma continuação, porque precisamos concluir a vitória e criar o ímpeto para os próximos grupos de reféns, que só voltarão como resultado da pressão.”

Soldados de Israel na Faixa de Gaza
A ordem das FDI para os soldados é permanecer nas posições durante a pausa de quatro dias, pois ‘pode haver desenvolvimentos inesperados’ | Foto: Divulgação/FDI

Além de ministro israelense, porta-voz das FDI fala em “terror psicológico” contra civis israelenses nos próximos dias de guerra

Na noite desta quinta-feira, 23, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), contra-almirante Daniel Hagari, endossou a fala de Gallant aos soldados. “Tomar o controle do norte de Gaza é a primeira etapa de uma guerra longa”, disse Hagari. “Estamos nos preparando para as próximas fases.”

Hagari alertou para o fato de que pode haver “desenvolvimentos inesperados” durante a pausa. As FDI acreditam que o grupo terrorista Hamas tentará usar “terror psicológico” contra os civis israelenses.

Leia também: “Israel elimina comandante do Hamas antes do cessar-fogo em Gaza”

Outro comandante que engrossou o coro sobre a pausa temporária e a volta dos conflitos foi o chefe do Estado-Maior das FDI, tenente general Herzi Halevi. “Não estamos encerrando a guerra.”

A fala de Halevi aconteceu durante uma visita dele, na manhã desta sexta-feira, 24, às tropas terrestres em Gaza. “Estamos tentando conectar os objetivos da guerra”, explicou o militar. “Para que a pressão da operação terrestre traga a capacidade de também alcançar o (outro) objetivo desta guerra, que é de criar as condições para a libertação dos reféns sequestrados.”

Leia também: “Começa trégua na Faixa de Gaza para libertar reféns do Hamas”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade