A Finlândia vai fechar sua fronteira para turistas russos a partir de sexta-feira 30. O país é o último dos vizinhos de Moscou, na União Europeia, a tomar a atitude. Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia fecharam suas fronteiras para turistas russos no início deste mês.
A decisão vem depois que o número de russos que chegam à fronteira crescer, após a convocação de 300 mil reservistas militares pelo presidente Vladimir Putin. Filas se formaram nas passagens de fronteira enquanto as pessoas tentam fugir, incluindo longas filas na divisa da Rússia com a Geórgia, que não exige visto para viajar.
A Finlândia — que compartilha uma fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia e exige visto — também relatou um aumento de pessoas tentando entrar no país após a mobilização parcial.
Nesta quinta-feira, 29, o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, disse que a ordem de mobilização teve um “impacto significativo” em sua decisão. “É para impedir completamente a situação atual”.
A medida entra em vigor à meia-noite.
No início deste mês, a União Europeia também decidiu tornar mais caro e mais difícil para os cidadãos russos obterem vistos, suspendendo um acordo de vistos entre o bloco econômico e a Rússia. Mais de 1 milhão de russos viajaram para países da UE desde a invasão da Ucrânia em fevereiro.
É sempre assim. Um doente mental faz a cag@da e o povo paga o pato.