A fim de maximizar o sucesso reprodutivo de todas as espécies, a natureza apresenta trunfos impressionantes. As flores, por exemplo, dependem da polinização realizada pelos insetos; e, para atraí-los, elas usam o perfume, as cores e as formas variadas da sua estrutura. Um estudo recentemente publicado no periódico científico Current Biology revela como uma espécie de flor “faz moscas falsas” com o objetivo de atrair esses insetos.
No artigo, os cientistas discorrem sobre a Margarida Sul-Africana (Gorteria diffusa), uma flor exótica de fascinante beleza — para humanos e insetos. O mimetismo sexual desta espécie curiosamente não é encontrado em todas as flores do mesmo tipo. As pétalas da margarida variam de amarelo pálido a vermelho-alaranjado brilhante; algumas até apresentam manchas em forma de círculos no centro da flor. Contudo, a forma física destas plantas varia bastante.
Em algumas, as manchas transformam-se em protuberâncias verde-escuras que, à vista de uma mosca, assemelham-se exatamente à fêmea da espécie. O objetivo de todo esse processo de imitação é maximizar o potencial reprodutivo da margarida. O vegetal atrai os polinizadores disfarçando-se da fêmea da espécie, o trunfo é irresistível.
Roman Kellenberger, biólogo da Universidade de Cambridge, disse que “as moscas machos não ficam muito tempo em flores com manchas simples, mas ficam tão convencidas por essas moscas falsas que gastam mais tempo tentando acasalar e espalham mais pólen na flor”.