publicidade
Mundo

Foro de São Paulo repudia prisão de Maduro

Para a organização esquerdista, ação dos EUA na Venezuela representa 'agressão gravíssima e inaceitável' à soberania do país

Foro de São Paulo
Encontro do Foro de São Paulo | Foto: Divulgação/PT

O Foro de São Paulo divulgou neste sábado, 3, uma nota em que condena os ataques dos Estados Unidos contra a Venezuela e a prisão do ditador Nicolás Maduro. O grupo classifica a operação como uma agressão “gravíssima e inaceitável” à soberania do país sul-americano.

No comunicado, o grupo afirma que o governo norte-americano usa o combate ao narcotráfico como pretexto para ocultar o que chamou de “verdadeiros objetivos” de retomar influência política sobre a América Latina e o Caribe, em um cenário descrito como de nova Guerra Fria.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais sobre a queda de Nicolás Maduro em Oeste

A organização também condenou o que chamou de “sequestro” do presidente Nicolás Maduro e de sua mulher, Cilia Flores, e disse se somar ao pedido da vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, por informações oficiais sobre a situação do mandatário.

Segundo o Foro, a ação contra a Venezuela configuraria a primeira operação militar de uma “nova política de dominação dos Estados Unidos” sobre a região, que incluiria ainda ingerência em processos eleitorais de países latino-americanos.

O Foro de São Paulo foi fundado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o então ditador de Cuba, Fidel Castro, em 1990.

Confira a nota do Foro de São Paulo sobre a prisão de Maduro

Os partidos e organizações políticas do Foro de São Paulo rejeitam firmemente os ataques perpetrados pelos Estados Unidos da América contra a República Bolivariana da Venezuela, neste sábado, 3 de janeiro.

Sob o argumento de combater o narcotráfico, o governo dos Estados Unidos tenta ocultar seus verdadeiros objetivos de retomar o poder sobre a América Latina e o Caribe, em conformidade com sua visão de um mundo dividido entre zonas de influência e de uma nova Guerra Fria.

Condenamos o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, e nos somamos à demanda da vice-presidente Delcy Rodríguez para que seja esclarecida a situação do mandatário venezuelano.

O ataque contra a Venezuela configura a primeira ação militar dessa nova política de dominação dos Estados Unidos sobre nossa região, parte de uma estratégia mais ampla que também envolve a ingerência em eleições regionais.

Defendemos o direito ao desenvolvimento soberano e à autodeterminação de nossos povos, livres da ingerência dos Estados Unidos na América Latina e no Caribe, e condenamos a militarização da região em meio a disputas geopolíticas globais.

Fazemos um chamado a todos os partidos e organizações políticas membros para que se posicionem contra este ato intolerável e defendam a liberdade e a soberania da Nossa América.

3 de janeiro de 2026
Secretaria Executiva do Foro de São Paulo

A prisão

Nicolás Maduro a bordo do navio anfíbio USS Iwo Jima, a caminho dos EUA | Foto: Reprodução/TruthSocial
Nicolás Maduro a bordo do navio anfíbio USS Iwo Jima, a caminho dos EUA | Foto: Reprodução/TruthSocial

Em uma postagem na Truth Social, Trump confirmou o ataque à Venezuela neste sábado. Além disso, informou que Maduro foi capturado juntamente com sua mulher. O casal foi levado para fora da Venezuela, disse o republicano.

O chefe da Casa Branca afirmou que o “ataque em larga escala contra a Venezuela” foi um “sucesso”. “Essa operação foi realizada em conjunto com as forças de segurança americanas”, escreveu o presidente norte-americano.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Logo depois dos ataques, a ditadura da Venezuela afirmou que, além de Caracas, os Estados costeiros de Miranda, Aragua e La Guaira foram atingidos. A Venezuela decretou estado de emergência e ordenou uma mobilização geral de todas as forças sociais e políticas do país para combater o que classificou como um ataque imperialista.

8 comentários
  1. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Uai a VM falou que o foro não existe……

  2. ELIAS
    ELIAS

    E o Foro de São Paulo, quem diria, vai desaparecendo. Seja porque a eleição de políticos de direita vai jogando pra escanteio os seus membros, seja pela interrupção abrupta de um mandato ilegítimo que é o de Maduro.
    Lula do alto de sua decrepitude vai assistindo ao desmoronamento.

  3. anderson mantovan
    anderson mantovan

    Isso me lembra de uma fala de um grande líder algum tempo atrás…
    “Quando a saliva secar é bom que a pólvora esteja seca”

  4. Álvaro Afonso Torres de Freitas
    Álvaro Afonso Torres de Freitas

    NINE deu caminho está traçado há tempos….Petezada um bando de caga-mole……..

  5. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    ACABOU A GRANA…. AGORA É SÓ BARATA VOA….
    LOGO O MADURO VAI CANTAR OS NOMES…
    NINE DEVE ESTAR COMENDO IMOSEC COM RIVOTRIL…

    1. Anderson Erminio
      Anderson Erminio

      Kkkkkkkkkkk…ACHO QUE O STF VAI JUNTO 🙏🏿🙏🏿🙏🏿

  6. Carlos Henrique Soares
    Carlos Henrique Soares

    Acabar com essa merda de vez, vocês também aguardem bando de parasitas!

    1. Anderson Erminio
      Anderson Erminio

      Jaja vamos saber o que essa corja financiou e apoiou com dinheiro do narcotráfico, com o dinheiro desviado do Brasil pra apoiar esses comunistas parasitas desgracados.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.