Fumio Kishida é eleito novo primeiro-ministro do Japão

O político de 64 anos é tido como moderado
-Publicidade-
Fumio Kishida deve antecipar as eleições legislativas para o dia 31 de outubro | Foto: Reprodução/Mídias sociais
Fumio Kishida deve antecipar as eleições legislativas para o dia 31 de outubro | Foto: Reprodução/Mídias sociais

O ex-ministro das Relações Exteriores do Japão Fumio Kishida foi eleito oficialmente nesta segunda-feira, 4, o 100º primeiro-ministro do país, depois de ganhar a maioria dos votos nas duas Casas do Parlamento.

Os novos membros do gabinete sob Kishida, que ainda será anunciado, devem ser formados por aliados do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, segundo a agência de notícias Reuters.

Kishida tem 64 anos e venceu a eleição para liderar o Partido Liberal Democrático (PLD) japonês no final de setembro, derrotando três concorrentes, assegurando o cargo de primeiro-ministro. O adversário mais conhecido era Taro Kono, de 58 anos, que coordenou a campanha de vacinação contra a covid-19 no país.

-Publicidade-

O antecessor de Kishida, Yoshihide Suga, decidiu deixar o poder e não concorrer à presidência do PLD, partido que domina a vida política japonesa desde 1955. O PLD é considerado favorito para as eleições legislativas de novembro, mas a rede de televisão japonesa NHK informa que Kishida deve antecipá-las para o dia 31 de outubro.

Kishida foi ministro das Relações Exteriores do país de 2012 a 2017, sob o comando do primeiro-ministro do Japão por mais tempo, Shinzo Abe.

Leia também: “LinkedIn bloqueia perfis de jornalistas dos EUA na China”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.