Funcionários da Casa Branca e da campanha de reeleição do presidente Joe Biden foram surpreendidos pela desistência do presidente, anunciada por meio de uma carta publicada no Twitter/X na tarde deste domingo, 20.
Segundo o portal norte-americano Politico, momentos depois do anúncio, a assessora Anita Dunn reuniu a equipe, indicando que ela também não havia sido informada previamente e que apenas um grupo seleto sabia da decisão.
Dunn enfatizou a necessidade de continuar trabalhando até o final do mandato e de defender Kamala Harris, a quem Biden declarou apoio.
Apesar do espanto da equipe, a desistência de Biden já era esperada por muitos analistas e membros do Partido Democrata. O presidente teve um fraco desempenho no primeiro debate presidencial contra o republicano Donald Trump e enfrentava uma crescente pressão de aliados para sair da corrida eleitoral.
Biden anuncia desistência nas eleições de novembro
Joe Biden, de 81 anos, anunciou neste domingo que desistiu da reeleição nas eleições de novembro. O democrata publicou uma carta no seu perfil oficial no Twitter/X, dizendo que a decisão é para o “melhor interesse” do partido.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente”, disse Biden. E embora minha intenção tenha sido buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu renuncie a essa intenção e me concentre exclusivamente em cumprir minhas responsabilidades como presidente pelo restante do meu mandato”.
Kamala Harris, de 59 anos, se destaca como a principal candidata do Partido Democrata para enfrentar o ex-presidente Donald Trump, de 78 anos.
Com 81 anos, Biden é o presidente mais velho da história dos EUA. Sua idade avançada, juntamente com preocupações sobre suas capacidades cognitivas e mentais, gerava dúvidas entre seus apoiadores. Se permanecesse na corrida e ganhasse, Biden teria 86 anos ao deixar o cargo.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste