O furacão Milton perdeu força na manhã desta quarta-feira, 9, enquanto avançava sobre o Golfo do México, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês). Com ventos de 250 km/h, o furacão se aproxima da costa oeste da Flórida, com previsão de atingir o território dos EUA ainda hoje.
Diversas áreas estão sob ordens de evacuação devido à tempestade, que se destacou por sua rápida intensificação histórica, ameaçando criar uma nova categoria 6, com ventos superiores a 307 km/h.
+ Leia também: “Furacão Milton ganha força, e Disney fecha parques na Flórida”
Ventos são considerados prejudiciais ao atingir 93 km/h, podendo quebrar galhos de árvores e arrancar telhas. Danos mais extensos ocorrem quando a velocidade dos ventos ultrapassa 119 km/h, caracterizando a força de um furacão.
Com furacão, condados emitem ordens de evacuação
Várias autoridades emitiram ordens de evacuação, especificando zonas e níveis onde os residentes devem deixar suas casas. Essas áreas seguem os mapas oficiais de evacuação.
No Condado de Charlotte, as ordens de evacuação se aplicam às zonas A e B, além de residências móveis e pré-fabricadas, conforme informações das autoridades locais de gerenciamento de emergência.
No Condado de Citrus, há uma evacuação obrigatória para moradores de campings, tendas, casas móveis e pré-fabricadas ou estruturas incapazes de resistir a ventos de 177 km/h, além da zona A.
As evacuações obrigatórias começaram na segunda em todas as instalações de enfermagem e vida assistida na zona A. No Condado de Clay, não houve ordens obrigatórias de evacuação, mas moradores de áreas baixas, propensas a inundações e próximas ao Black Creek ou Rio St. Johns, foram fortemente encorajados a se mudar.
Moradores de trailers, casas móveis, antigas ou barcos também foram incentivados a sair. O storm surge, ou aumento do nível do mar causado pelos ventos da tempestade, é historicamente a principal causa de mortes por furacões.
Quando ocorre durante a maré alta, pode ter impactos significativos. Seis condados na Flórida receberam ordens obrigatórias de evacuação, enquanto outros estão em alerta de emergência.
Impacto nas cidades costeiras e medidas governamentais
A situação mais crítica é na costa oeste, onde cidades como Clearwater e Saint Petersburg estão localizadas. Em Tampa, o parque Busch Gardens fechou devido à proximidade do furacão. Outros locais turísticos, como Venice, também buscam abrigo.
O presidente Joe Biden pediu à população no caminho do furacão que siga as instruções das autoridades locais, enfatizando a importância da evacuação imediata como questão de vida ou morte.
O governador republicano Ron DeSantis anunciou que os acostamentos das principais rotas de evacuação foram liberados e os pedágios, suspensos. Ele pediu aos moradores das áreas de risco que saiam enquanto ainda há tempo.
DeSantis reforçou a urgência da situação, pedindo que aqueles que planejam evacuar o façam sem demora, pois o tempo está se esgotando rapidamente.
“Você deveria estar executando seu plano [de retirada] agora”, disse DeSantins, em uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira 8. “Se vão sair, saiam agora. Vocês têm tempo hoje. O tempo vai se esgotar muito em breve, se vocês esperarem mais.”
O diretor de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, informou que o Estado oferece transporte gratuito para evacuação.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste