O gasoduto Baltic Connector, que liga a Finlândia e a Estônia, foi danificado nesta terça-feira, 10. A informação foi divulgada pelo jornal finlandês Iltalehti.
Segundo o primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, uma sabotagem do gasoduto não pode ser descartada. A Finlândia faz fronteira com a Rússia e decidiu entrar na Otan logo após o início da guerra na Ucrânia, em 2022.
Orpo anunciou que realizará nesta tarde uma coletiva de imprensa extraordinária junto com o ministro da Defesa, Antti Häkkänen, para falar de uma situação que põe em risco a segurança nacional.
Fontes governamentais explicaram ao jornal finlandês que o tema “poderá dizer respeito à falha, ocorrida no passado domingo, do gasoduto Baltic Connector que liga a Finlândia à Estónia e que teria sofrido uma queda drástica de pressão devido a causas suspeitas”.
O gasoduto está localizado na zona econômica marítima da Finlândia.
Segundo o primeiro-ministro, uma avaliação inicial revelou que o dano não poderia ter ocorrido devido ao uso normal do gasoduto ou a flutuações de pressão.
As autoridades finlandesas iniciaram uma investigação, que está sendo conduzida pela polícia criminal.
“É provável que os danos no gasoduto e no cabo de comunicação sejam resultado de atividade externa ”, escreveu o presidente finlandês, Sauli Niinistö, em sua conta no X, antigo Twitter.
Cotação internacional do gás registra forte alta
Com isso, a cotação internacional do gás natural está registrando uma forte alta.
Os futuros do Ttf saltaram 12% no mercado de Amsterdã, para 49,31 euros por megawatt-hora.
O problema registrado no Baltic Connector fez reavivar os receios sobre a segurança das infraestruturas energéticas na Europa, pouco mais de um ano após a explosão que danificou outro gasoduto submarino, o North Stream.
A alta do preço do gás aumentou também após a decisão de Israel de bloquear a produção do campo de extração offshore de Tamar, operado pela americana Chevron, cuja capacidade de produção ronda os 10 mil milhões de metros cúbicos de gás por ano.
Saiba mais: Rússia corta gás da Europa por tempo indeterminado
O campo está localizado a aproximadamente 90 km da costa de Haifa. Este abastecimento alimenta parte do Egito e da Europa.
Otan está em contato com a Finlândia
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, escreveu no X que a organização está apoiando “aos aliados envolvidos no acidente do gasoduto”
“Falei com o Presidente Sauli Niistro sobre os danos causados às infraestruturas subaquáticas entre a Estónia e a Finlândia. A Otan partilha informações e está pronta para apoiar os aliados afetados”, disse Stoltenberg.
Que existe o Dedo da Rússia tanto neste gasoduto quanto no ataque do Hamas, não temos mais dúvidas.