Giorgia Meloni a Macron: ‘Não dê lição de moral à Itália’

Em um discurso de 2018, a futura primeira-ministra rebateu críticas de líder francês sobre a política migratória italiana
-Publicidade-
Giorgia Meloni terá a missão de formar o novo governo da Itália
Giorgia Meloni terá a missão de formar o novo governo da Itália | Foto: Reprodução/Twitter

Vencedora das eleições parlamentares do último final de semana na Itália e futura primeira-ministra do país, Giorgia Meloni promete agitar as tendências ideológicas entre as nações mais importantes da Europa. Uma amostra disso é um discurso antigo em que ela rebate, sem diplomacia, declarações de Emmanuel Macron, presidente da França.

No discurso, então como deputada, Meloni contesta críticas de Macron aos italianos a respeito de como lidar com os fluxos migratórios vindos da África e pede para o presidente francês parar de “dar lição de moral” a seus vizinhos.

O embate é de 2018, quando Macron chamou os italianos de “cínicos e irresponsáveis” por se recusarem a receber 629 migrantes abandonados em um navio de resgate que acabou sendo recebido pela Espanha.

-Publicidade-

Confira abaixo o discurso de Giorgia Meloni, com legendas em português:

A Itália de Giorgia Meloni

Ao assumir a terceira maior economia da União Europeia (UE), atrás apenas da Alemanha e da França, Giorgia Meloni terá desafios enormes e, de maneira geral, muito parecidos com os enfrentados por toda a Europa, como inflação alta, risco de recessão, escassez de energia e alta dos preços, crise demográfica, imigração em massa, desemprego, violência.

Parte dos problemas, especialmente a crise econômica, é reflexo das medidas restritivas adotadas pelos governos da UE para combater a pandemia de covid-19 e das sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia.

Leia também: “Os italianos votaram pela mudança”, reportagem de Loriane Comeli na Edição 132 da Revista Oeste.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.