O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira, 8, que o governo brasileiro já concedeu 80 vistos humanitários para afegãos que deixaram seu país de origem depois de os milicianos do Talibã retomarem o poder.
Ainda de acordo com o Itamaraty, outras 400 solicitações estão pendentes de análise. “Já foram concedidos mais de 80 vistos. Já há 170 candidatos em Islamabad [Paquistão] sendo entrevistados. Há mais de 400 pedidos em andamento. Ou seja, o processo de concessão de vistos para candidatos a refúgio do Afeganistão para o Brasil está andando perfeitamente bem. Sem nenhum obstáculo. Sem nenhum problema”, afirmou o chefe de gabinete do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Achilles Zaluar, em entrevista coletiva.
Leia mais: “Governo brasileiro deve conceder visto humanitário a afegãos”
O país começou a conceder os vistos humanitários aos afegãos em setembro. O documento é feito fora do Brasil, em consulados ou embaixadas brasileiras no exterior. Mulheres, crianças, idosos e portadores de deficiência têm prioridade, assim como seus familiares.
Leia também: “Afeganistão: explosão deixa 100 mortos no em mesquita na cidade de Kunduz”