O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse neste domingo, 13, que forças russas “sequestraram” o prefeito da cidade de Dniprorudne, no sul do país, Yevhen Matveyev.
Como noticiou Oeste, na sexta-feira 9 outro prefeito ucraniano já havia sido preso. Ontem, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu a libertação imediata de Ivan Fedorov, líder da cidade de Melitopol.
Relacionadas
“Hoje, criminosos de guerra russos sequestraram outro prefeito ucraniano democraticamente eleito”, lamentou Kuleba, pelas redes sociais.
“Obtendo zero apoio local, os invasores se voltam para o terror. Apelo a todos os Estados e organizações internacionais para que parem com o terror russo contra a Ucrânia e a democracia”, concluiu.
Os sequestros foram condenados veementemente pelo chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell. “Trata-se de um novo ataque às instituições democráticas da Ucrânia e uma tentativa de estabelecer estruturas governamentais alternativas em um país soberano”, denunciou.
Melitopol
O sequestro do prefeito de Melitopol, divulgado na sexta-feira, levou cerca de 2 mil pessoas a protestarem no sábado no lado de fora da prefeitura da cidade, que também fica no sul do país.
Ontem, o presidente da Ucrânia caracterizou a prisão de Fedorov como um “crime contra a democracia”, afirmando que ele foi capturado por ter se “recusado a cooperar com o inimigo”.
A TV estatal ucraniana compartilhou um vídeo da manifestação. O grupo gritava palavras de ordem como “Libertem o prefeito” e “Fedorov”.
Um vídeo publicado por vários veículos mostra imagens do que seria o momento do sequestro. De acordo com o assessor do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, dez homens levaram o prefeito.
O promotor regional do território separatista de Luhansk, apoiado pela Rússia, alegou que o governante havia cometido crimes de terrorismo e estava sob investigação. Segundo a BBC, as forças russas instalaram um novo prefeito na cidade.
Dá entender que a Russia não tem é administrador que presta e tenta importar da Ucrânia! 🤦♂️
A MANCHETE É: RUSSIA DOMINA MAIS DUA CIDADES E COLOCA NO COMANDO GENTE AFINADA COM PUTIN.
Numa guerra isso se chama sequestro ou captura ?
Isto não é uma guerra É uma invasão, um massacre coordenados por TERRORISTAS RUSSOS.
Sequestraram mais um prefeito? E daí? É uma guerra! Hello! Acordem e parem de fazer matérias bestas…
“Hoje, criminosos de guerra russos sequestraram outro prefeito ucraniano democraticamente eleito”.
– Não entendi esse “democráticamente eleito” nas alturas dos acontecimentos. Isso vai modificar o contexto da guerra, que os russos também dizem não ser uma guerra mas sim, uma operação militar? É só narrativa de um lado ou de outro.