O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, revelou nesta segunda-feira, 14, que está preocupado com uma possível guerra nuclear, em razão do confronto entre Rússia e Ucrânia. “A perspectiva de um conflito nuclear, antes inconcebível, agora está de volta ao âmbito das possibilidades”, observou, em coletiva de imprensa.
Guterres disse que a comunidade internacional precisa trabalhar em conjunto para evitar uma crise no sistema de abastecimento global, visto que tanto a Rússia quanto a Ucrânia são importantes produtores de alimentos. “Precisamos fazer tudo ao nosso alcance para evitar uma tempestade de fome e um derretimento do sistema alimentar global”, ressaltou.
O secretário-geral também destacou que as potências mundiais continuam discutindo a possibilidade de criar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia — algo constantemente solicitado pelo presidente Volodymyr Zelensky. “Essa questão é analisada por vários países, mas é vista como um risco de intensificação da guerra”, considerou. “Isso poderia levar a um conflito global. Com base nessa análise, creio que devemos ter prudência.”
Guterres clamou pelo fim da guerra no Leste Europeu. “É hora de parar o sofrimento que está sendo lançado sobre o povo da Ucrânia e voltar à mesa diplomática”, advertiu. “Outros países, como Alemanha, França, Israel e Turquia, estão moderando e mediando a guerra. Essa tragédia precisa parar. Nunca é tarde para voltar à diplomacia e ao diálogo. As negociações precisam ser retomadas de acordo com a Carta da ONU.”
Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 102 da Revista Oeste
Mas para que serve mesmo a ONU?
Um monte de velhos que já estão fazendo hora extra na Terra falando de guerra nuclear, para eles tanto faz, já estão mais para lá do que para cá, o resto da população que se foda.
Que beleza!!!! Precisa ser secretário-geral da Organização das Nações Unidas para fazer uma M de um comentário deste???!!!
O comunista russo a serviço do globalismo sentiu o cheiro do sangue e não vai parar, é um psicopata.
ONU, OMS, OTAN etc e tal equivalente a nada, simples assim
Secretario geral da ONU, sempre foi do terceiro mundo.
Parabéns Portugal!
Medo da pandemia. Medo da fome mundial. Medo de guerra nuclear. Medo da maior crise financeira internacional já vista.
É exatamente isso que a NOM deseja; amedrontar a todos para que a solução globalista deles seja vista como a única possível. Não se iluda.