‘Hackers’ chineses atacam empresas e EUA acionam Justiça

Mais de 100 companhias foram alvo dos criminosos supostamente ligados ao Partido Comunista da China
-Publicidade-
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Mais de 100 companhias foram alvo dos criminosos supostamente ligados ao Partido Comunista da China

covid-19
Duas pessoas ligadas aos hackers foram presas na Malásia | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Promotores norte-americanos acusaram cinco hackers chineses, na quarta-feira 16, por ataques cibernéticos a mais de 100 empresas de tecnologia nos Estados Unidos. A lista de vítimas também incluí companhias de telecomunicações, instituições governamentais, políticos pró-democracia e ativistas em Hong Kong. Um dos objetivos dos criminosos era utilizar os computadores dos cidadãos para a mineração de criptomoedas. Conforme a Justiça, o quinteto trabalha para órgãos de inteligência ligados ao Partido Comunista da China.

-Publicidade-

Além disso, na segunda-feira 14, duas pessoas ligadas aos hackers foram presas na Malásia. Suspeita-se que elas tenham facilitado os ataques às empresas americanas, conforme o Departamento de Justiça dos EUA. Os promotores consideraram as prisões como uma vitória para a cooperação internacional, pois raramente os EUA conseguem que outros países prendam hackers estrangeiros. O governo do presidente Donald Trump garante que algumas empresas, entre elas a Microsoft, o Google, o Facebook e a Verizon, ajudaram nas investigações.

Leia também: “Chegou a hora de enfrentar a China — e a Rússia”, artigo de Bruno Garschagen publicado na edição n° 18 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Que inveja, aqui no Brasil é ao contrário, o stf protege os hackers com unhas e dentes. Será pq. E também aproveitando a reportagem, gostaria que a revista OESTE fizesse uma reportagem como andam as investigações dos hackers aqui do Brasil que cometeram crime grampeando os celulares de autoridades. Uma sugestão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.