O Ministério da Justiça da Coreia do Sul informou nesta segunda-feira, 9, que o herdeiro e vice-presidente da Samsung, Jay Y. Lee, vai ganhar liberdade condicional antecipada no fim desta semana. O objetivo da medida é diminuir as preocupações com um possível vácuo de poder à frente da empresa sul-coreana. De acordo com a revista Forbes, Jay Y. Lee é a 188ª pessoa mais rica do mundo, com fortuna estimada em US$ 12,4 bilhões.
Atualmente, o herdeiro da Samsung cumpre pena de dois anos e meio de prisão. Ele foi condenado em janeiro de 2021 por envolvimento em um escândalo de corrupção com a ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye. Os pedidos de liberdade antecipada se multiplicaram nos últimos meses, vindos de políticos e líderes empresariais preocupados com as consequências da pandemia do novo coronavírus na economia sul-coreana.
Tradição
Tradicionalmente, a Coreia do Sul concede benefícios nesta época do ano, pois celebra o Dia da Independência, em 15 de agosto. O Ministério da Justiça do país asiático revelou que, neste ano, 810 pessoas ganharão liberdade condicional.
Leia também: “Samsung lança nova versão de sua TV gigante”