Hospitais alemães: variante Ômicron pode diminuir pressão no sistema de saúde

Apesar de mais contagiosa, a nova cepa do coronavírus tem se mostrado menos letal que as anteriores
-Publicidade-
A nova cepa tem causado quadros mais leves da doneça
A nova cepa tem causado quadros mais leves da doneça | Foto: Ascom/HCPA

O presidente da Associação de Médicos de Hospitais da Alemanha, Michael Weber, disse que a disseminação da variante Ômicron pode reduzir a pressão sobre o sistema de saúde do país.

Na opinião de Weber, o coronavírus não seria mais uma ameaça ao sistema de saúde local se a Ômicron se tornar tão dominante na Alemanha quanto na África do Sul, Reino Unido ou Dinamarca, e caso as infecções forem predominantemente leves como nesses países.

“Há uma probabilidade real de que a pandemia também se tornará endêmica neste país”, disse Weber ao jornal Welt am Sonntag.

-Publicidade-

O Ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, também acredita que a nova cepa parece ser menos perigosa do que as variantes anteriores. Entretanto, ele destacou que a mutação ainda representa um risco para os idosos que não são vacinados.

“A primeira vacinação reduz drasticamente o risco de morte após apenas 14 dias”, afirmou Lauterbach. “Apelo para as pessoas: vacinem-se.”

Desde o início da pandemia, 7,1 milhões de alemães se contaminaram com coronavírus. Deles, 6,3 milhões já estão curados, 665 mil passam por tratamento e 111 mil morreram. Os números são do boletim mais recente do Instituto Robert Koch — órgão público que monitora a pandemia no território alemão.

A variante Ômicron no mundo

A variante Ômicron é altamente contagiosa e causou um surto mundial de casos de coronavírus. As infecções em todo o mundo atingiram um novo recorde. De acordo com Reuters, em média, pouco mais de 1 milhão de casos foram detectados diariamente entre 24 e 30 de dezembro em todo o planeta. Contudo, as mortes não aumentaram no mesmo ritmo até o momento. A nova cepa tem sido considerada muito menos letal que as anteriores.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.