Neste sábado, 27, a Conferência dos Bispos da Igreja Católica Francesa e líderes religiosos globais protestaram contra a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2024. O pronunciamento ocorreu mais de 24 horas depois da festa em Paris, que escarneceu dos cristãos.
A conferência repudiou a releitura da “Última Ceia”, que exibe 12 apóstolos sentados à mesa com Jesus Cristo. A obra é conhecida mundialmente e já foi retratada em outros eventos. A versão mais famosa, de 1497, é de Leonardo da Vinci e tradicionalmente mostra Jesus consagrando a Eucaristia.
Na cerimônia de abertura das Olimpíadas, os personagens da “Última Ceia” foram interpretados por drag queens.
Lucas 22:19-20 (NVI):
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 26, 2024
“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim’. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado… pic.twitter.com/vE0KqtEv5a
Os líderes católicos rechaçaram a aparesentação e a qualificaram como “zombaria”.
“Nossos pensamentos estão com todos os cristãos de todos os continentes que foram feridos pela ofensa e provocação de certas cenas”, disseram os bispos. “Esperamos que eles entendam que a celebração olímpica se estende muito além das preferências ideológicas de alguns artistas.”
A ofensa aos cristãos nas Olimpíadas
A apresentação incluiu drag queens como apóstolos e um DJ no papel de Jesus, em formato semelhante a um desfile de moda.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O diretor artístico Thomas Jolly negou a intenção de provocar. “Meu desejo não é ser subversivo, nem zombar ou chocar”, disse. “Acima de tudo, queria enviar uma mensagem de amor, uma mensagem de inclusão e não de divisão.”
A resposta da Igreja Católica
Outros líderes religiosos também criticaram a adaptação. O bispo Andrew Cozzens, presidente do Comitê Episcopal dos Estados Unidos para Evangelização e Catequese, pediu aos católicos que respondam ao incidente de Paris com oração e jejum.
“Jesus viveu sua Paixão novamente na sexta-feira à noite em Paris, quando sua Última Ceia foi publicamente difamada”, disse Cozzens. “Não ficaremos de lado e ficaremos quietos enquanto o mundo zomba de nosso maior presente do Senhor Jesus.”
O bispo alemão Stefan Oster chamou a cena de “Última Ceia queer” de “um ponto baixo e completamente supérfluo”. O arcebispo Peter Comensoli de Melbourne, na Austrália, preferiu “o original”, ao publicar uma fotografia da obra de Da Vinci no Twitter/X. Já o bispo Robert Barron, de Winona-Rochester, descreveu a paródia como “grosseira”, e o arcebispo de Santiago do Chile, Dom Fernando Chomali, considerou a encenação “grotesca”.
E não parou aí. O padre dominicano Nelson Medina, por exemplo, afirmou que não assistirá a uma única cena dos Jogos Olímpicos. “Que repugnante o que fizeram zombando do Senhor Jesus Cristo e seu supremo dom de amor”, disse. “E eles são covardes: não mexeriam com Maomé.”
O cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, também lamentou a cerimônia de abertura das Olimpíadas. “Para nós, cristãos, não se trata somente de uma obra de arte”, observou. “Ela retrata o Evangelho e o significado mais profundo e belo da Eucaristia. Será que o deboche a partir da Última Ceia não reproduz e reforça os preconceitos que se querem combater, fazem sofrer… Levaram a violências?”
PAPA Comuna…Santidade? Quando, aonde, em que planeta?
E O PAPA ? CADÊ O SUMO PONTÍFICE ? POR ONDE ANDA ? NENHUMA CRÍTICA DE SUA SANTIDADE ? QUEM CALA, CONSENTE !!!
Pior do que essa encenação grotesca da santa ceia, é o silêncio do Papa e a desistência das escolas católicas de evangelizarem as crianças e a infiltração da Igreja pelos comunistas da teologia da libertação .
Não assisto mais estas competições.
Deixaram de ter importância e relevância.
Depois desta nojeira de abertura ( que não assisti também ) todo cristão deveria desligar esta competição de suas atividades do dia.
Não precisamos esperar que a igreja se pronuncie!
Podemos boicotar/desligar completamente esta competição de nossos lares!!!!!!!!!!!
Sinceramente , vindo dos franceses, um povo que se ajoelhou perante Hitler, quando, naquele momento( maio/ junho de 1940) tinha o maior exército da Europa, um povo que, quando os nazista marchavam sob o Arco do Triunfo, quedavam-se embriagados nos cabarés de Paris, não seria de se esperar outra coisa!
Estou fazendo a minha parte. Como católico praticante, não assisti a nenhum momento desses Jogos Olímpicos.Nem sei quem ganhou ou perdeu.Simples assim.
Resposta fraca e acovardada! A honra de Nosso Senhor pede muito mais do que esse texto fraco e pusilânime.
O MUNDO CRISTÃO E AINDA UMA OUTRA PARTE NÃO CRISTÃ, MAS QUE CULTIVA VALORES E PRINCÍPIOS LASTREADOS PELA FÉ, DEVERIAM, JUNTOS, BOICOTAR ESSA OLIMPÍADA. PRINCIPALMENTE PELA CANALHICE DE TODOS QUANTO ORGANIZARAM A FAMIGERADA ABERTURA. DA MINHA PARTE JAMAIS VOU ASSISTIR A QUALQUER EVENTO DESSA DESRESPEITOSA OLIMPÍADA. SÓ ME RESTA DESEJAR QUE SEJA UM EVENTO COBERTO DE FRACASSO.
Que Papa é esse? Uma das cenas mais sagradas do cristianismo é vilipendiada por canalhas e vagabundos e o representante maior da nossa igreja não diz nada? Muito triste e revoltante.
O esquerdismo, o satanismo e o wokismo não são ideologias, seitas ou culturas, são doenças mentais daqueles desprovidos de sinapses no cérebro.
E o papa Chiquinho Comuna????
E o papa Francisco , nada até agora
E o papa Francisco , nada até agora
E o papa Francisco , nada até agora
E o papa Francisco , nada até agora
O anti-cristianismo grassa na Europa e na França em particular, não virão coisas boas.
muito triste ver a degradação e a ironia que tratam os cristãos.
Como muitos já decidiram, eu também não assisti e nem assistirei nenhuma competição dessa olimpíada. Não se faz inclusão excluindo a maioria. Em tempo: cadê o papa?
Por que “papachico” não se manifesta? Quem cala, consente.
Não podemos reclamar de nada. Sempre passaram as mão nas cabeças desses vagabundos.
Não podem. Digo
Bispos franceses e outros líderes religiosos não representam a igreja. É o Papa quem tem de se manifestar e está em covarde silêncio.
Por onde anda o Papa FRANCISCO SUMIDO.
Quando fizeram chacota com Maomé, foram castigados. Podemos castiga-los nao comprando produtos de industrias francesas. Caneta bic, carros, etc.
Lamentável esta olimpíada. São Paulo disse: – De DEUS não se debocha. Pode ser ateu, porém sem debochar. O castigo virá para os debochadores. E aí haverá choro e ranger de dentes.
Monte de barangas, isso sim!
Vocês que zombam do Cristo são covardes! Meu Senhor está voltando e vocês estão de fora da Glória!
é sempre assim , falam mal da Igreja ,mas quando estão com o pé na cova , ficam pedindo Orações
aí quando esses trastes estarão no bico do corvo , pedem orações
E o falso papa, não diz nada?
PRECISOU DA NOSSA MEDALHISTA OLÍMPICA RAISSA LEAL DAR A RESPOSTA DO POVO BRASILEIRO. OBRIGADOOO!!!
O responsável que autorizou essa barbarie deveria ser condenado à prisão perpétua, desrespeito ao mundo cristão e o papa(?) milongueiro esquerdista deve ter apoiado essa farsa .
E o papa Francisco não comentou nada?
Como, vc não viu a resposta sensacional do papa? ….nem eu e nem ninguém viu. Será que ele existe? Pra falar e fazer merda sim.
Essa deve ser a abertura de uma olimpíada mais grotesca de todos os tempos.
A comunhão é o Corpo e o Sangue de Cristo dado aos discípulos na Última Ceia. O quadro de Da Vinci é apenas a retratação de um evento bíblico. O sarcasmo de Paris ofende o evento bíblico que os católicos reproduzem com fé em todas as missas, através dos séculos. O silêncio do Papa e da CNBB são uma grande decepção para os católicos brasileiros e explicam o desastre do catolicismo no Brasil, ex maior país Católico do mundo.
Pois é, reclamam que são excluídos, cobram respeito, mas sempre que podem não perdem a oportunidade de pisotear na maioria que somos nós os cristãos. Que a igreja católica tenha mais reações como essa e cobre o devido respeito que Jesus Cristo merece.
Ofende também todos os católicos que recebem a comunhão na Santa Missa.
Só a abertura? Porque então proibiram o Cristo Redentor na prancha de nosso atleta?
O papa capiroto não abriu o bico, quem cala consente
Religião é dominação, submissão, ódio e guerra.
Cadê o papa Francisco? Gostaria de saber o que ele pensa sobre isso. Não vai se manifestar? Se não o fizer é cúmplice desse ABSURDO.
Uma provocação sem graça aos cristãos. Mais um ponto negativo para o Macrom. Atualmente, tudo o que é ruim vem da Europa. Alemanha e França na frente.
A revista oeste pecou no titulo da reportagem.. que eu saiba. A igreja católica tem um homem infalível chamsda papa Chiquinho que continua calado. Sera por amor as drags queens?
Os grupos LGBTs estão sempre reclamando de discriminação, de preconceito, mas não perdem uma oportunidade de polemizar, de agredir símbolos religiosos, de chocar. Porque esse pessoal na satirizou Maomé nas Olimpíadas? Porque sabem que seriam mortos por extremistas muçulmanos. Esses mesmos grupos LGBTs que apoiam o Hamas, seriam exterminados se fizessem essas coisas com a religião muçulmana!
Realmente foi um absurdo que estragou a abertura 🤮😡🤬