Um vídeo com imagens de equipamentos apreendidos pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) pertencentes aos terroristas de Gaza tornou-se a evidência de que o Hamas está usando armas da Coreia do Norte. A revelação foi confirmada pela agência sul-coreana de espionagem. O lançador de foguetes F-7 é fabricado pelo governo comunista do ditador Kim Jong-un.
O armamento foi encontrado pelas FDI no dia 15 de outubro, uma semana após o massacre protagonizado pelos terroristas de Gaza, resultando na morte de 1,2 mil pessoas em Israel.
Os foguetes estavam em uma base militar israelense invadida pelo Hamas no sul do país. Pyongyang – a capital da Coreia do Norte – negou que o grupo palestino esteja equipado com os seus foguetes. “Um rumor infundado e falso orquestrado pelos Estados Unidos (EUA)”, acusou o governo norte-coreano.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Especialistas em armamentos confirmam que o F-7 usado pelo Hamas é de fabricação norte-coreana
O vídeo foi analisado por dois especialistas em armas norte-coreanas, pela Associated Press e por agentes de inteligência militar sul-coreana. Todos confirmaram que as imagens sugerem que o Hamas tenha utilizado o foguete-propulsor de granadas F-7 no dia dos ataques a Israel.
O pesquisador da Small Arms Survey, uma organização internacional de pesquisa de armas da Coreia do Norte, Matt Schroeder analisou imagens publicadas pelo Hamas de seus treinamentos. Nelas aparecem combatentes terroristas com um armamento que contém uma granada propulsada por foguetes com uma faixa vermelha distintiva em sua ogiva.
De acordo com Schroeder, esse e outros elementos de design coincidem com o F-7: “Não é surpresa ver armas norte-coreanas com o Hamas”, disse.
Leia também: “EUA dizem que Coreia do Norte enviou mísseis para Rússia usar contra a Ucrânia”
Saiba como funcionam os foguetes F-7 de fabricação norte-coreana
Especialistas em armas norte-coreanas explicam que os lançadores de granadas propulsados por foguetes disparam uma única ogiva e podem ser recarregados rapidamente. Eles asseguram que isso torna os armamentos valiosos para forças guerrilheiras contra veículos pesados.
O diretor da Armament Research Services, uma consultoria internacional independente especializada em armamentos e segurança, N.R. Jenzen-Jones, afirmou à Associated Press que o F-7 foi observado na Síria, no Iraque, no Líbano e na Faixa de Gaza.
“A Coreia do Norte tem apoiado há muito tempo grupos militantes palestinos”, disse. “Armamentos norte-coreanos já foram anteriormente documentados entre os suprimentos interceptados.”
Os analistas dizem que o F-7 norte-coreano assemelha-se ao RPG-7, uma granada propulsora por foguetes da era soviética que foi amplamente distribuída.
Leia também: “Israel afirma ter encontrado provas de que o Irã ajudou o Hamas a desenvolver mísseis”
O posicionamento de Israel diante da revelação sobre a origem dos foguetes do Hamas
A imprensa hebraica destacou que as “novas evidências mostram a obscura realidade do contrabando de armas ilícitas que a Coreia do Norte utiliza como maneira de financiar seus programas militares”.
As FDI não quiseram comentar as novas evidências.
Esclarece muito, infelizmente muitos estão cegos no Brasil.
O armamentismo é a solução, a triste solução, para o equilíbrio da paz e da soberania dos países livres. Os ditadores dos regimes socialistas sabem do valor da vida e, mesmo assim, praticam o terror e a desinformação para ser manterem no poder. O anão Kim Jong-un já recebeu um alô especial do presidente Trump: “nosso botão vermelho é bem maior”.