O que aconteceu com o Titan, que realizava uma expedição aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico? Houve implosão ou explosão do submarino? Mas quais as diferenças entre um e outro? Um especialista deu as respostas nesse sentido.
“Ele implode, porque o casco está cheio de ar”, começou a explicar o diretor do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Sumida, em entrevista à emissora CNN Brasil. Ou seja, tecnicamente houve implosão do submarino — e não explosão.
Para diferenciar um do outro, o oceanógrafo explicou que a catástrofe deve ter ocorrido a partir de pressão sobre o casco do veículo subaquático. Dessa forma, houve falha interna (dentro da embarcação), em vez de algo externo.
Leia mais:
“O ar é muito compressível, ao contrário da água, que é pouco”, afirmou o profissional da USP. “Toda a pressão da água em volta do casco — imagine uma coluna de água de 4 quilômetros sobre esse casco — exercendo pressão por todos os lados”, prosseguiu Sumida.
Ou seja, houve implosão do submarino Titan
Por fim, o especialista deu ainda mais explicações sobre a implosão do submarino Titan. Conforme a Guarda-Costeira dos Estados Unidos, os cinco tripulantes do submersível não sobreviveram.
“As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços”
“Quando teve a falha, a tendência foi que pressionasse o ar”, disse Paulo Sumida. “Ele não poderia explodir, porque a pressão não deixaria. Então, ele implodiu. As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços, o que mostra o grau de violência dessa pressão.”
🚨VEJA: Vídeo mostra como é uma implosão e como os tripulantes do submarino Titan, da Ocean Gate, devem ter morrido durante viagem ao Titanic. pic.twitter.com/IPs6Kc9ZZa
— Wagner Porfirio (@WagnerSPorfirio) June 22, 2023
Leia também: “Veja a profundidade a que pode estar o submersível desaparecido no Atlântico”
Ja cansou esta noticia sobre a estupidez humana. Seja de quem construiu ou de quem embarco nesta canoa furada
Ja cansou esta noticia sobre a estupidez humana. Seja de quem construiu ou de quem embarcou nesta canoa furada
Valeu Oeste
Oi Oeste
Normalmente essas coisas acontecem em função da disputa entre exigências técnicas e o valor estsbelecido para concluir o empreendimento, quem cuida do valor sempre questiona as necessidades do detalhe técnico: mas isso é realmente necessário? Não poderia ser uma solução mais simples? Com a sua experiência, isso não poderia ser simplificado? Tem que seguir rigorosamente as normas? Aí a coisa colapsa e, aí vem: você não viu isso? Parece que o dono do submerssível estava junto e, sendo verdade, seu último pensamento deve ter sido dirigido a equipe de engenharia