Depois dos inúmeros e enormes incêndios de verão em vários países europeus, o fogo voltou a causar estragos na França. Desde segunda-feira 12, matas da região de Gironde, no sudoeste francês, estão em chamas, e as autoridades informaram que pelo menos 3,6 mil hectares (36 quilômetros quadrados) já foram destruídos. Centenas de pessoas foram retiradas de suas casas por causa da fumaça e do fogo.
Foi instaurado um inquérito para investigar as causas do incêndio, que as autoridades acreditam ter origem criminosa. Centenas de bombeiros estão na região onde o fogo começou, a pequena cidade de Saumos, e na cidade vizinha de Sainte-Hélène. Pelo menos quatro residências foram queimadas, mas não há registro de feridos ou mortos.
Os novos incêndios, que se observam também em outras cidade de Gironde, estão sendo combatidos com pelo menos três helicópteros e três aviões, além de mais de 750 bombeiros. As condições climáticas — com calor intenso e vento — ajudam a propagar o fogo.
Vídeos dos incêndios foram publicados nas redes sociais.
🚨🔥⚠️ #Incendies #Gironde #Saumos #Medoc Ce soir les flammes continuent de progresser et ont détruit plus de 3200 hectares.
Ce sont plus de 900 pompiers de la Gironde et d’autres départements qui sont engagés. Source @PrefAquitaine33
🎥 Video Sdis 33 pic.twitter.com/83JQQwIJ4w— France 3 Aquitaine (@F3Aquitaine) September 13, 2022
As fotos da destruição também estão sendo publicadas.
Na cidade de Porge, a poucos quilômetros de Saumos, cerca de 20 pessoas tiveram de ser retiradas de seus lares. No início, as pessoas não queriam deixar suas casas, mas, com o vento levando brasa e fumaça, muitos acabaram cedendo. A maioria dos desabrigados foi acolhida por suas famílias em outras cidades.
Entre julho e agosto, marcados por uma seca histórica, os incêndios já queimaram 30 mil hectares em Gironde, em La Teste-de-Buch e em Landiras, 40 quilômetros ao sul de Bordeaux. No fim de agosto, um estudante de 19 anos, bombeiro voluntário em Gironde, foi indiciado e detido por ter supostamente causado 31 incêndios na zona norte do Médoc.
Nada como o seu quintal pegando fogo… depois de vc ter culpado os outros pelo fogo no quintal deles. Viu como é, palhaço francês?
É Macron, bolinha vai, bolinha vem…
E aí Macron, a nossa França está queimando ? A responsabilidade é sua, voce está queimando o país.
Lacron, Grelha, Leozin, esquerdalha ameba… Cadê vocês?…..
Ninguém????
CORRA MACRON! VAI CHAMAR O DI CAPRIO E A GRETA PARA SALVAR OS ELEFANTES DO SEU QUINTAL KKKKKKK
Por isso o macron anda sumido então. Está ocupado apagando o fogo no seu quintal.
36 km2 é o equivalente, apenas para se ter uma ideia, a um quadrado de 6km de lado, ou seja, um capão de mato e não uma floresta amazônica, não é Macronzito? Vá lá apagar esse fogo, vagabonde!
…que o marido da coisa sinistra francesa convoque a retardada da Greta. Quem sabe ela tenha uma solução…
Boa, Julio! No Brasil já foi dada ao mundo a ideia de se estocar vento. Se os cientistas franceses conseguirem estocar o fogo poderão aproveitar industrialmente esses incêndios e obter muita grana exportando esse calor para outros países antes que o frio também cause queimaduras.
Di caprio e a pirralha maluca, andam sumidos!
Boa, Carlos! Como se dizia antigamente: o mundo é redondo, gira e sempre tem a volta.
Fácil falar do quintal dos outros, né Macron ?
Mas…mas… mas…não era o Macron que ia salvar as girafas da Amazônia?