Índia bate recorde mundial de casos de covid-19 em 24 horas

Faltam oxigênio e medicamentos nos hospitais e clínicas do país

-Publicidade-
Índia: recorde mundial em número de infectados pelo novo coronavírus
Índia: recorde mundial em número de infectados pelo novo coronavírus | Foto: Divulgação/Trinity Care Foundation

A Índia contabilizou 314.835 novos casos de covid-19 em um dia, o maior número registrado em 24 horas por uma nação até o momento. Os hospitais sofrem com falta de medicamentos e de oxigênio e estão no limite de suas capacidades. Familiares de pessoas doentes são obrigados a comprar remédios e oxigênio no mercado clandestino.

No Estado de Maharashtra, há uma escassez de medicamentos. Sua capital, Mumbai, é o epicentro do surto. A segunda onda que atinge o país onde vive 1,3 bilhão de pessoas é atribuída à celebração de grandes eventos e a uma “dupla mutação” do novo coronavírus.

-Publicidade-

Leia também: “Índia bate recorde de casos e enfrenta falta de vacinas”

Hospitais e clínicas da capital, Nova Délhi, realizaram um apelo ao governo central para que providencie oxigênio a centenas de pacientes em estado grave. Nesta quarta-feira, 21, a cidade recebeu 500 toneladas de oxigênio medicinal, sendo que seriam necessárias 700 toneladas diariamente. O governo local acusou Estados vizinhos governados pelo partido do primeiro-ministro Narendra Modi, o BJP, de postergar o abastecimento.

O Tribunal Superior de Nova Délhi, no mesmo dia, determinou que o governo garanta o abastecimento de oxigênio a todo o país: “Não podemos deixar que as pessoas morram por falta de oxigênio […] Implorem, peçam emprestado e roubem, mas forneçam”, afirmaram os juízes, que indagaram: “Por que o governo não acorda para a gravidade da situação?”

Números

A Índia é o segundo país com o maior número de casos no mundo. Desde o início da pandemia, foram 15,9 milhões de infectados, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente do Brasil (14,12 milhões de casos). Nas últimas 24 horas, o país registrou 2.074 mortes, totalizando quase 185 mil vítimas fatais desde o início da pandemia. Até o momento, foram aplicadas mais de 130 milhões de doses de vacinas na Índia. A partir de 1º de maio, todos os adultos do país poderão ser vacinados.

Leia também: “Covaxin tem eficácia de 100% contra casos graves de covid-19, diz laboratório indiano”

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site