A inflação na Argentina chegou ao recorde de 138,3% no mês de setembro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 12, pelo Indicador Nacional de Estatística e Censos (Indec).
No mês passado os preços na Argentina subiram 12,7%, superando as previsões dos analistas. Esta foi a inflação mensal mais alta do país em 21 anos. Em agosto havia sido de 12,4%.
A alta de setembro reforçou a expectativa de uma inflação acumulada até o fim do ano superior a 170%.
Saiba mais: Argentina permanece sob terror de saques e violência
Os dados foram divulgados dez dias antes das eleições presidenciais argentinas. O descontrole dos preços e perda do poder de compra por parte da população são o tema central do pleito deste ano.
No mês passado, os itens que mais elevaram a inflação foram roupas e calçados (alta de 15,7%), lazer e cultura (15,1%) e alimentos e bebidas não alcoólicas (14,3%).
A Argentina é o segundo país com a maior taxa de inflação acumulada na América Latina. O primeiro lugar é da Venezuela, que registra uma alta dos preços de 318% ao ano.
Entre os países do G20, o país é líder absoluto em termos de inflação. O segundo colocado, a Turquia, tem taxa anual de menos da metade: 61,5%.
No Brasil, a inflação acumulada em 12 meses é de 5,2%.
Para tentar controlar a alta dos preços, o Banco Central da Argentina elevou as taxa de juros em agosto para 118% ao ano.
Argentina vive inflação e desvalorização monetária
A constante desvalorização do peso, que aumentou de velocidade nas últimas semanas, alimentou ulteriormente a pressão inflacionária.
Saiba mais: Dólar paralelo volta a subir na Argentina
O dólar Blue, o câmbio paralelo mais utilizado na Argentina, fechou em alta recorde essa semana, alcançando os 1.050 pesos.
E o Brasil para variar é o campeão nas taxas de juros mesmo com uma selic em torno de 12,50aa….rotativo então nem pensar 440pct aa algumas financeiras em torno de 700pct aa só pode ser brincadeira. Cadê o Bacen responsável pela boas práticas bancárias……usura também deve ser combatida nas boas práticas bancárias, onde estão os orgãos de defesa ao consumidor, congresso, governo. Olá há alguém acordado ai em cima que pode ajudar..acho que não a desculpa é sempre a mesma Lei do Mercado e o mercado não é o empresário, o industrial que produz, o comércio que gira a pequena e grande economia, quem é o tal de mercado?????
Os esquerdopatas no poder levam qualquer país a ruina, devastação, miséria. Os únicos que estão bem, vivendo no luxo estão na alta cúpula do governo socialista. O mesmo caminho esta seguindo o Brasil.
Se os esquerdopats petralhas tivessem governando o deserto do Sahara, em 5 anos teriamos falta de areia.
O caminho da esquerda socialista/comunista/progressista, no poder.