O governo dos peronistas Alberto Fernández e Cristina Kirchner recebeu mais uma notícia ruim. Na quarta-feira 14, o Banco Central informou que a inflação na Argentina chegou a quase 80% em 12 meses, maior alta em 30 anos.
Os produtos que tiveram a maior alta foram vestuário e calçados: cerca de 10% em agosto contra julho. Os bens e serviços diversos (+9%) e equipamentos e manutenção do lar (+8,5%) também contribuíram para o cenário caótico.
Também os preços dos remédios aumentaram em agosto (+6), segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censo. O custo do Transporte teve alta de 7% por causa das tarifas de transporte público e o aumento dos combustíveis.
Conforme a autoridade monetária do país, a inflação deve alcançar quase 100% em dezembro deste ano.
Relacionadas
Inflação na Argentina reduz o poder de compra
Os preços no país aumentaram cerca de 30 pontos porcentuais em 2022 e pouco mais de 40, desde dezembro de 2020. O Banco Central do país precisou elevar os juros para conter a escalada de preços. A taxa está em aproximadamente 70% ao ano, uma das mais elevadas do mundo.
Entre as causas para o problema estão estratégias erradas do governo de esquerda. A dupla Fernández-Kirchner congelou preços de produtos, estabeleceu o lockdown mais longo do mundo, restringiu a entrada de dólares, taxou exportações do agro e determinou o imposto sobre grandes fortunas.
Leia também: “Peronismo à brasileira”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 121 da Revista Oeste
Não tenho dúvidas, sobre a vitória do povo nestas eleições. O que me preocupa é a possibilidade dos membros atuais do STF, continuarem ignorando a constituição brasileira.
O POVO DE SODOMA NÃO QUER IR PARA O PARAÍSO BOLIVARIANO?
ESSA INFLAÇÃO TAMBÉM ATINGE A MANGUAÇA Y OTRAS COSITAS MÁS, PARA FUMAR E CHEIRAR.
Bem falado… vocês que tem nojinho, vcs que são nem-nem… preparem-se se o ladrão vagabundo reassumir!!!!!!
Realmente é uma vergonha, ter que se considerar a possibilidade de um ladrão condenado em três instâncias judiciais ser candidato à presidência. A possibilidade de vencer estas eleições, de qualquer maneira, fere no íntimo a consciência de qualquer juiz honesto.
Nada como ter presidente “de verdade”! Chupem hermanos!
Sabe o que mais me espanta? Ainda tem JUMENTO que vai notar no PT, que segue a mesmíssima linha do peronismo e kirchnerismo.
E o pior, não são só analfabetos, vemos alguns empresários e economistas apoiando esse Tapado-9-dedos. São verdadeiros JUMENTOS vagabundos quem apoia esse lixo do PT.
E vai aumentar ainda mais, esses hermanos que sempre se julgaram os espertões, não passam de uns babacas!
A Kirchner enganou esses otários e agora tornou se vítima, em resumo continuará no poder por muitos anos!
Topo povo tem o governo que merece.
Mereceremos quem elegermos para presidente nessa eleição. Portanto pense bem antes de votar. Esqueça seu “nojinho”pelo Bolsonaro e pense no futuro dos seus familiares.