O piloto brasileiro Felipe Massa abriu, nesta segunda-feira, 11, um processo para ser reconhecido como campeão mundial da Fórmula 1 em 2008. A ação, confirmada em comunicado divulgado pela equipe do piloto, corre na divisão de King´s Bench, da Corte Superior de Londres, na Inglaterra. Além disso, há uma possibilidade de Massa ser indenizado em pelo menos R$ 407,6 milhões.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Sempre disse que iria brigar até o fim”, disse Massa, por meio de sua assessoria de imprensa. “Como a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula One Manegement decidiram não fazer nada, buscaremos a correção dessa injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a Justiça no esporte seja feita.”
Entenda o caso de Felipe Massa
A equipe jurídica de Massa se apoia em uma declaração que foi dada por Bernie Ecclestone ao site alemão F1 Insider.
Leia também: “F1: ex-piloto Felipe Massa é desconvidado para GP da Itália”
Na entrevista, ocorrida em março de 2023, o ex-chefe da Fórmula 1 disse que considerava Felipe Massa o campeão de 2008, em virtude da batida deliberada de Nelsinho Piquet. Na ocasião, o acidente prejudicou Massa no Grande Prêmio de Singapura.
Por causa disso, os advogados de Massa pedem à FIA que admita, em declaração, ter violado os próprios regulamentos ao não investigar prontamente as circunstâncias do acidente.
Leia também: “Saiba quem é o ‘chefão’ da Red Bull na Fórmula 1, envolvido em escândalo sexual”
A movimentação de Massa para reivindicar o título e a indenização começou com cartas de aviso legal sobre o caso, enviadas às partes envolvidas. Esse procedimento é obrigatório para dar sequência a processos judiciais na Inglaterra, onde a ação foi protocolada.
A etapa abriu a oportunidade para uma conclusão extrajudicial. No entanto, como não houve nenhum acordo, encerrou-se o último prazo para manifestação da F1 e da FIA. Por isso, abriu-se o caminho para a abertura oficial do processo.
Título definido na última curva
Oficialmente, o britânico Lewis Hamilton, então na McLaren, foi declarado campeão da temporada de 2008 da Fórmula 1. Ele ficou com 98 pontos. Massa, que competia pela Ferrari, fechou a disputa com 97 pontos.
Hamilton conquistou o título na última curva, literalmente. O britânico ganhou uma posição na parte final da última volta do último Grande Prêmio (GP) da temporada, que foi disputada em Interlagos. Com isso, passou Massa, que venceu o GP do Brasil, em apenas 1 ponto.
Leia também: “Ex-piloto da Fórmula 1 fala sobre estado de saúde de Schumacher”
Acho difícil levar e fácil passar vergonha.
Coisa de são-paulino rssss
Eu sempre achei esse Felipe Massa chorão e derrotado, mas isso passou dos limites. Que papel ridículo. Até pra perder tem que ter hombridade. Vai se lascar, Massa, seu perdedor babaca.
Quando corria com Alonso e Schumacher, deixou passar a frente para benificiar o companheiro de equipe, isso não conta que prejudicou adversários? Lugar de chorar é na cama.
Vá lá campeão!
Pelo amor de Deus… F1 virou CBF e teremos campeão no tapetão?