Integrante da Guarda Revolucionária é assassinado em Teerã

Coronel Hassan Sayad Khodayari foi alvo de motociclistas, que o abordaram em frente à sua casa e fizeram vários disparos
-Publicidade-
Hassan Sayad Khodayari foi assassinado neste domingo, 22
Hassan Sayad Khodayari foi assassinado neste domingo, 22 | Foto: Reprodução

O coronel Hassan Sayad Khodayari, integrante da Guarda Revolucionária do Irã (IGRC), foi assassinado neste domingo, 22, em Teerã. O militar foi alvo de motociclistas, que o abordaram em frente à sua casa e fizeram vários disparos. As autoridades do país ainda buscam os responsáveis.

A IRGC qualificou o assassinato como “um ato terrorista da contrarrevolução, relacionado à arrogância global” (termo frequentemente usado para se referir aos Estados Unidos e ao Estado de Israel). Khodayari, envolvido em planos de ataques contra judeus e israelenses em todo o mundo, operava na Síria.

Hassan Sayad Khodayari foi morto neste domingo, 22
-Publicidade-

Em novembro de 2020, o principal cientista nuclear militar do Irã, Mohsen Fakhrizadeh, foi assassinado em Teerã. Ele foi alvo de um ataque que as autoridades iranianas atribuem a Israel.

O que é a IRGC

A Guarda Revolucionária do Irã foi criada em abril de 1979, logo depois da Revolução Islâmica. Esse evento culminou na derrubada de Mohammad Reza Shah Pahlavi, o monarca iraniano pró-Ocidente. O objetivo da organização, segundo o falecido líder supremo Aiatolá Khomeini, é proteger o sistema islâmico e os valores revolucionários do país.

“Em princípio, o Estado iraniano poderia se reformar de maneiras diferentes daquelas estabelecidas pela revolução, apesar das muitas garantias constitucionais de Khomeini”, disse Brad Batty, ex-conselheiro militar dos Estados Unidos, ao portal Ground Report. “Na prática, o IRGC está lá para garantir que isso nunca aconteça. O povo do Irã pode querer o que quiser, mas deve viver sob o terror da IRGC.”

Leia também: “Uma bomba para o aiatolá”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 50 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.