Irã anuncia lançamento de satélite militar

O Nour 1 é controlado pela Guarda Islâmica Revolucionária do Irã (IRGC), uma organização considerada terrorista por israel e pelos Estados Unidos.
-Publicidade-
Foto: jorono/Pixabay
Foto: jorono/Pixabay | Sanções Irã

O Nour-1 foi lançado e será controlado pela Guarda Islâmica Revolucionária, uma força paramilitar considerada a linha dura do regime

Bandeia do Irã
Foto: jorono/Pixabay
-Publicidade-

A Guarda Islâmica Revolucionária do Irã (IRGC) anunciou hoje, dia 22, que o país lançou em órbita com sucesso o primeiro satélite militar . O Nour-1 está em um órbita a 425 quilômetros da Terra, conforme as autoridades iranianas.

O Irã possui um programa espacial avançado, mas que acumula fracassos nos lançamentos. Por isso, em geral conta, para o lançamento de seus satélites, com foguetes russos ou chineses. O primeiro satélite iraniano foi lançado em 2009, por meio de um foguete próprio.

De acordo com o jornal Jerusalem Post, o fato de o satélite ter sido lançado pela IRGC mostra como essa força paramilitar está se tornando um Estado dentro do Estado. A Guarda Revolucionária já controla grande parte da economia, relações exteriores, serviços de inteligência e militares e agora, também, o programa espacial. A organização é considerada um grupo terrorista pelos Estados Unidos e Israel.

O comandante da IRGC, Hossein Salami, afirmou para a agência de notícias iraniana Fars: “Expandimos nossa inteligência estratégica. Hoje, podemos ver o mundo do espaço, e isso quer dizer expandir as forças da Guarda Islâmica Revolucionária do Irã”.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site