O Irã começou a produzir urânio enriquecido a 60%, um nível muito acima da cota de 3,67% estabelecida pelo acordo internacional de 2015 sobre o programa nuclear de Teerã. Conforme anúncio feito nesta terça-feira, 22, pela agência de notícias estatal Isna, a produção será em uma central de Fordo. O país já produz urânio acima da cota desde 2021, em outra central nuclear,
O objetivo daquele acordo, entre o Irã e as grandes potências mundiais, era impedir que o Irã produzisse uma bomba atômica, intenção que o país sempre negou. Alegando descumprimento pelo Irã, os Estados Unidos se retiraram do acordo e restabeleceram sanções contra o Irã, que, de maneira progressiva, começou a parar de cumprir suas obrigações.
Em abril de 2021, o Irã anunciou o início da produção de urânio enriquecido a 60% na central de Natanz, na região central do país, aproximando-se do nível de 90%, necessário para fabricar uma bomba atômica.
“O Irã começou a produção de urânio enriquecido pela primeira vez em Fordo”, afirmou a agência Isna. Essa central subterrânea, localizada 180 quilômetros ao sul da capital Teerã, foi reformada para melhorar sua capacidade.
No domingo, o Irã anunciou que adotará medidas de represália contra a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), depois que o organismo da ONU aprovou uma resolução sobre a falta de cooperação do país, uma iniciativa apresentada por Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.
As negociações para a retomada do acordo internacional de 2015 estão paralisadas.
Se nós brasileiros queremos ter uma tríade defensiva com bombas atômica porque não? Por que temos que ficar de cabeça baixa para a comunidade internacional?q cada país tenha a sua!
Com o PT no poder o Brasil deve manter relações com países como esse. Um absurdo. Pior que os EUA estão como um trem desgovernado e o piloto já tá pra lá de Bagdá. Futuro da humanidade em risco. Alerta total.
Israel tem um acervo nuclear capaz de destruir todo o oriente médio, mas o Irã não pode ter ?
Pelo mesmo motivo que um policial pode ter armas e um fora da lei não.
Por que uns países podem ter bomba atômica e outros não podem?
Na minha opinião esse tipo de arma deveria ser proibido a todos os países.
E quem vai impedir? O Bidê? Kkkkk