O Irã é tecnicamente capaz de fabricar uma bomba nuclear, mas ainda não decidiu se construirá a arma. É o que disse neste domingo, 17, Kamal Kharrazi, assessor do aiatolá Ali Khamenei, o líder supremo do país.
Relacionadas
“Em poucos dias, conseguimos enriquecer urânio em até 60% e podemos facilmente produzir urânio enriquecido em 90%”, afirmou o conselheiro em entrevista à Al Jazeera. “O Irã tem os meios técnicos para produzir uma bomba nuclear, mas não houve decisão do Irã de construí-la”.
Programa nuclear do Irã na mira da ONU
Em maio, a Agência Atômica da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o Irã não havia oferecido respostas confiáveis sobre o material nuclear encontrado no país. Na oportunidade, o órgão havia informado que o estoque de urânio enriquecido do regime iraniano era quase o suficiente para produzir uma bomba nuclear.
As informações foram veiculadas pelo The Wall Street Journal e ligaram um alerta sobre o desenvolvimento nuclear do Irã. Isso porque as negociações do acordo nuclear de 2015, firmado entre Washington e Teerã, estão paralisadas. Esse tratado impôs restrições rígidas, mas temporárias, à evolução nuclear iraniana. Em troca, haveria suspensão das sanções internacionais impostas ao país.
Especialistas consultados pelo jornal norte-americano na época avaliaram que o Irã levaria algumas semanas para converter os 60% de material em 90% de combustível para armas. Até então, o país dizia que seu programa nuclear era para fins pacíficos.
Nem o bicho feio quer o lula
Disso já sabemos há tempos, e o príncipe do reino da Pérsia só não jogou a bomba porque há um que o impede.
Já faz tempo. Só Israel pra deter esses aiatolás.
Preocupados com ataques cibernéticos, os iranianos estão pensando em comprar a tecnologia de nossas urnas eletronicas e seu sistema, pois essas são comprovadamente invioláveis.
Israel, com seus satélites, monitora o Irã há anos. Esses aiatolás são obsessivos fanáticos medíocres de raciocínio, em destruir Israel. Só não o farão porque uma bomba dessas detonaria toda uma região de países árabes deixando todos com um grau altíssimo de radioatividade, incluindo eles. Alguém tem bomba atômica para fins pacíficos?
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Concordo.